Educacenso 2018 Censo Escolar

Educacenso 2018 Censo Escolar
5 (100%) 2 votos

Censo Escolar 2018

O INEP está coletando os dados das atividades escolares para o Censo Escolar da Educação Básica, coleta que é feita através da internet pelo sistema Educacenso.

educacenso

O período de coleta da primeira etapa começou no fim do mês de maio, quando foi aberto o sistema Educacenso para os diretores das escolas de ensino básico. Apenas os diretos, responsáveis pelas escolas e pelo acesso ao sistema, é que podem ser inseridas as informações. A primeira etapa teve seu final no término do mês de julho, com a remessa dos dados pelo Inep ao Ministério da Educação, prazo que foi encerrado no final de agosto.

Os dados são compilados e publicados preliminarmente no Diário Oficial da União, quando então os diretores das escolas de educação básica podem fazer a conferência e a retificação de informações, quando necessário, corrigindo os erros diretamente no sistema Educacenso 2018, pela internet. Nessa etapa os diretores apenas podem fazer as correções, em inserir novas informações.

A remessa de número de matrículas presenciais feitas em cada escola de todos os municípios brasileiros feita pelo Inep até o final de novembro, com a divulgação dos resultados finais estando prevista para o final de janeiro de 2018.

Na segunda etapa do Educacenso, que terá início no começo de fevereiro de 2018, o sistema informatizado irá liberar o módulo Situação do Aluno no Educacenso, quando poderão ser informados os dados de rendimento e movimento escolar de todos os alunos declarados no Censo Escolar. Os dados também só poderão ser informados pelos diretores da escola ou por um responsável pela escola, tendo o prazo para inserir os dados até o mês de março de 2018.

Veja também:  O Enem é obrigatório? É pago?

Todos os dados serão disponibilizados para conferência em 1° de abril de 2018, quando os erros poderão ser corrigidos até o prazo máximo de 15 de abril. Os dados finais do Censo Escolar de 2015 serão divulgados nacionalmente pelo Inep no começo do mês de maio de 2018.

censo-escolar

A importância do Censo Escolar 2018

O Censo Escolar 2018 terá todas as informações sobre todos os alunos das redes pública e privada, que estejam matriculados no ensino básico, mostrando um retrato fiel da educação brasileira.

As informações são importantes para que o Inep possa calcular as taxas de abandono, de rendimentos, de movimento, e também do IDEB que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, um dos instrumentos usados pelo Ministério da Educação para verificação do cumprimento de metas do Plano de Desenvolvimento da Educação, o PDE, de todos os municípios brasileiros.

O levantamento de dados irá possibilitar ao Ministério da Educação a formulação de propostas de políticas públicas voltadas para a educação básica de todas as crianças, procurando reduzir o abandono escolar e melhorar o sistema educacional como um todo.

Numa época em que o lema presidencial é “Pátria Educadora”, a iniciativa se mostra como uma luz no fim do túnel para voltar-se para o processo educacional brasileiro, um dos que possuem índices mais baixos no mundo todo.

Mais Dicas Sobre o Enem

Veja também:  Enem Anos Anteriores
Educacenso 2018 Censo Escolar


2 comentários em “Educacenso 2018 Censo Escolar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *