Confira o Resultado da Prova do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país e seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SISU (Sistema de Seleção Unificada).

resultado do enem Resultado do Enem

O ENEM é o maior exame do Brasil que conta com mais de 4,5 milhões de inscritos divididos em 1698 cidades do país (de acordo com dados de 2010). A prova é realizada por pessoas com interesse em ganhar bolsas integrais ou parciais em universidades particulares através do PROUNI (Programa Universidade para Todos) ou para a obtenção de financiamentos através do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Desde 2009, o exame serve como certificado de conclusão em cursos de educação de jovens e adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

O exame é realizado anualmente e tem duração de dois dias, contendo 180 questões objetivas (divididas em quatro grandes áreas) e uma questão de redação. Em 2012, O Ministério da Educação anunciou que o ENEM seria realizado a partir de 2013, dois exames do ENEM, mas a decisão foi adiada para 2014.

A nota do ENEM pode ser utilizada como acesso ao ensino superior em universidades brasileiras que aderiram ao ENEM como forma única ou parcial de seleção. Cada universidade tem autonomia para aderir ao ENEM como forma única e parcial de seleção. Cada universidade tem autonomia para aderir ao novo ENEM conforme julgue melhor. Nos mesmos moldes do PROUNI, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) é totalmente online e permitirá ao estudante escolher cursos e vagas entre as instituições de ensino superiores participantes que utilizarão o ENEM como única forma de ingresso. A nota também é utilizada por pessoas com interesse em ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (PROUNI). A participação da prova serve como certificação de conclusão do Ensino Médio para pessoas maiores de 18 anos.

O Resultado do Enem 2012 será divulgado no site do INEP. Para a prova do Enem de 2012 o resultado deve sair até no mês de janeiro de 2013. Já o gabarito oficial do Enem sairá em dois dias depois do Enem por medida de segurança.

Em anos anteriores, o Enem teve problemas de segurança pois os gabaritos vazavam antes mesmo da prova acabar, essas medidas visa uma melhor segurança para o Exame Nacional do Ensino Médio. O número de inscritos no Enem 2010 foi 4.611.441 sendo que só na região sudeste o número foi de 1.798.863. A região que teve menos inscritos foi a região Centro-Oeste com 392.941 inscritos. Já em 2012 o número passou dos seis milhões de inscritos, porém muitos acabaram não fazendo a prova desistindo de última hora após já ter feito a inscrição.

Para fazer a prova o candidato deve ir ao local da prova que consta no Cartão de Confirmação do Enem e levar além do cartão, um documento original com foto e caneta de tinta preta. Para os candidatos inscritos no ENEM que desejam acompanhar sua inscrição assim como resultado do ENEM e dúvidas, pode acessar a seguinte página oficial: www.enem.inep.gov.br/duvidas-frequentes.html.




Compre a Apostila para o Enem 2014 e garanta uma boa nota!