Como Funciona o Fies

Hoje em dia podemos encontrar muitos programas que visam a inclusão de jovens estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior de caráter privado. Isso é algo bastante comum, pois o governo em si vem investindo bastantes nesta área, assim todos os brasileiros podem ter acesso a uma boa qualificação profissional. Além disso, convém notar que o sonho de muitos estudantes e concluir um ensino superior e se qualificar profissionalmente para o mercado de trabalho. Confira como funciona o Fies e a relação do mesmo com o Enem.

fies como funciona Fies Como Funciona

Um exemplo de programa que incentiva a inclusão de jovens estudantes de baixa renda em instituições de caráter privado é o Fundo de Financiamento Estudantil ou simplesmente Fies como é conhecido popularmente. Como o próprio nome já diz o programa tem por finalidade oferecer o financiamento dos estudos de estudantes interessado em cursar uma faculdade privada, mais que não possui renda bruta suficiente para arcar com os custos iniciais. O Fies oferece justamente o financiamento, com mais opções de pagamentos e facilidades, aumentando o número de prestações, assim diminuindo o valor das mesmas.

Como Funciona o Fies?

O programa Fies funciona de uma maneira bastante interessante e muito simples. O primeiro passo para quem deseja participar do programa é justamente fazer a prova do Enem referente ao ano anterior em que você deseja usar o Fies, ou seja, se você deseja usar o Fies em 2014 deverá ter feito a prova do Enem em 2013.

Após efetuar o Enem referente ao ano anterior, você deverá se matricular e ser aprovado em um vestibular de uma faculdade que possua convênio com o Fies. Logo em seguida você deverá acessar o site oficial do Fies e realizar a sua inscrição no Fies e caso seja aprovado pelo MEC poderá entrar na faculdade.

As formas de pagamento são ótimas e inicialmente você precisa apenas se preocupar com uma parcela de R$ 50,00 a cada três meses. Após concluir o seu curso você ainda tem 18 meses para começar a pagar as parcelas integralmente.




Compre a Apostila para o Enem 2014 e garanta uma boa nota!