Tirar Diploma fazendo a Prova do Enem – Certificado do Ensino Médio

enem diploma Enem Certificação Ensino Médio   Diploma

O Enem ( Exame nacional do ensino médio) criado em 1998 com o intuito de avaliar a qualidade geral do ensino médio no país, hoje possui outras funções. Além de substituir os vestibulares de diversas universidades, ele também pode ser a solução para quem precisa tirar o certificado de conclusão do ensino médio.

O exame do ENEM que  no começo era considerado muito fácil pelos estudantes, passou por reformulações que o tornaram mais complexo e com um sistema de avaliação mais inteligente. Por exemplo, se o candidato acertar uma questão difícil mas errar uma fácil, ambas são anuladas. Isto porque segundo o critério de avaliação, um aluno que acerta uma questão difícil deveria acertar a mais fácil. O sistema pretende diminuir o número de acertos por “chutes”.

Desde 2009, os alunos com mais de 18 anos que quiserem o diploma do ensino médio podem marcar a opção no ato da inscrição do ENEM. Para consegui-lo é necessário que o aluno obtenha no mínimo 400 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação.

Ao comparecer ao órgão competente o aluno deve estar munido do CPF e o número de inscrição do Enem. Atualmente mais e 250 instituições estão credenciadas pelo Instituto nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), distribuídas em todos os estados do país.

A certificação do ensino médio oferecida pelo Enem destina-se principalmente a pessoas que não concluíram o ensino médio na idade apropriada, os que não estão matriculados em escola regular e ainda aqueles que estão privados de liberdade. Por isso ao solicitar a certificação não é necessário comprovar frequência escolar.

Além dos documentos exigidos, os estudantes também devem preencher uma declaração individual afirmando não haver concluído o ensino médio, e outra que autorize a utilização do resultado do Enem. Ambas podem ser obtidas pela instituição certificadora.

Ao obter o diploma do ENEM, o aluno está apto a concorrer às vagas de vestibulares pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).




Compre a Apostila para o Enem 2014 e garanta uma boa nota!