Treineiros – Treinar para o Enem fazendo a prova

Como fazer o Enem como Treineiro

Na medida em que o final do ano vem chegando, se aproximam também os famosos exames do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas acontecem no início do mês de novembro, e tem a finalidade de testar os conhecimentos dos alunos que já completaram o ensino médio na escola. Saiba que você também pode fazer o Enem como treineiro, apenas para treinar para a prova.

Depois de testar os conhecimentos dos candidatos em provas com questões objetivas e uma redação, o exame acumula pontos para cada aluno, que podem ser usados para ingressar em uma instituição de ensino superior, seja usando somente a pontuação do ENEM ou somando a mesma com a nota do vestibular, como parte do resultado final.

Vale lembrar que o Exame Nacional do Ensino Médio pode ser usado para o ingresso em faculdades da rede privada ou da rede pública.

Quando se fala em qualquer prova, entende-se que existem diversas maneiras de se preparar para a mesma. Com o ENEM, a coisa não é diferente. Os alunos que ainda não passaram pela prova podem realizá-la como treineiros, ou seja, fazendo-a sem o objetivo de conquistar uma nota ou uma vaga em alguma universidade, tendo sua execução apenas como uma preparação para bons resultados em um futuro próximo, como uma forma de estudo e para ter um bom conhecimento de como funcionam as provas do ENEM, sabendo como é o estilo de prova e o clima que é sentido e experimentado no momento do exame.

Apesar de ser uma ótima opção fazer a prova do Enem como treineiro, é importante lembrar que a preocupação excessiva com essas questões pelas pessoas menores, como os adolescentes, é algo um pouco complicado. Os próprios psicólogos fazem alertas a esse respeito, afinal, tudo tem seu tempo e, em certas idades, o ideal é estar se preocupando com outras responsabilidades ao invés do vestibular ou do ingresso em uma faculdade.

8 comentários em “Treineiros – Treinar para o Enem fazendo a prova

  1. Fiz a inscrição certa e fiquei como treineira. Não consegui ver a nota e não vou poder me inscrever em nenhum curso nas universidades. Tenho 18 anos e faço o 3º ano do ensino médio. O que eu devo fazer para resolver isso e não ser prejudicada?

  2. Fiz o ENEM 2012 como treineiro e gostei mto em ter feito por valeu como experiência, aprendi a sentir o clima das provas e o que é pedido.

    1. Como se inscreve como treineiro, utiliza o mesmo site de inscrição, do ENEM oficial?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *