Possíveis temas para a Redação do ENEM 2024

ENEM 2024 – Possíveis da Redação

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sempre da o que falar, normalmente é um tema bem complexo como foi sobre os deficientes auditivos. Em 2024, os temas para a redação do ENEM prometem ser bem complexos já que a cada ano aumenta a concorrência de candidatos e também o nível de dificuldade do exame.

provaveis-temas-redacao-enem

Os estudantes do Ensino Médio não devem se contentar somente com assuntos das matérias do ENEM e responder as questões de múltipla escolha. A redação do ENEM 2024 é uma parte super importante na avaliação do candidato do ENEM. No caso, se zerar na prova do ENEM já está de cara desclassificado do exame. Por isso, além de muito estudo nas matérias do ensino médio que caem no ENEM, fique atento aos possíveis temas para a redação do ENEM 2024.

Por isso, seguem alguns possíveis temas que poderão ser a redação do ENEM 2024 para que o estudante possa se preparar antecipadamente com suas técnicas dissertativo-argumentativas e muita leitura sobre o tema.

Tema da Redação ENEM 2024

Qual será o tema da Redação do ENEM 2024

Entre os possíveis temas para a redação do ENEM 2024 são: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, publicidade infantil em questão no Brasil; Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado; Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil; Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil; Movimento migratório para o Brasil no século 21; O trabalho na construção da dignidade humana.

ENEM 2024:   Dicas de Matemática para o Enem

Um destes temas acima tem poucas chances de ser tema de redação que é o da Intolerância religiosa no Brasil que foi tema da redação do ENEM 2016. Mas, nada impede de ser tema novamente, embora seja mais difícil. Uma aposta para a redação do ENEM 2024 é sobre a violência contra a mulher, pois recentemente surgiu um movimento de empoderamento feminino em todos os sentidos, principalmente de mulheres que denunciaram abusos e violências sofridas, apesar do medo e receio.

Relembre: Todos os temas de redação do ENEM

possiveis-temas-redacao-enem

Outros possíveis temas para a redação são: a influência dos grandes meios de comunicação na sociedade brasileira; inclusão digital, doenças virais e casos de saúde pública; tragédias ambientais; sistema prisional brasileiro; mobilidade urbana, direitos trabalhistas, a busca de igualdade de gênero no Brasil; Internet (segurança nacional x Direito a Privacidade; Novas formas de gerar energia; avanço das pesquisas científicas; famílias no século XXI). Entre estes temas, um dos temas preferidos do ENEM são os temas mais sociais devido a sua complexidade, como é o caso da busca de igualdade de gênero e das famílias no século XXI. Temas estes de ampla discussão e bastante atuais.

Temas de Redação para Treinar

Que tal fazer em casa algumas redações para ir treinando e mandar bem no dia? Sugerimos os temas a seguir:

  • Mobilidade Urbana
  • A importância da Vacinação
  • Fake News
  • Suicídio e Transtornos Psicológicos
  • Trabalho Escravo Moderno
  • Crise no sistema hídrico no Brasil
  • Posse de Armas
  • Pirataria no Brasil
  • Doação de órgãos
  • Sistema Prisional Brasileiro

temas-de-redacao-do-enem

Dicas para Fazer uma Boa Redação no ENEM

Separamos abaixo um ebook totalmente grátis com diversas dicas para você fazer uma redação excelente no dia da prova do ENEM, não deixe de conferir o material.

ENEM 2024:   Enem Redação

Como se preparar para a redação do ENEM 2024

Para se preparar para a redação do ENEM 2024 é necessário leitura sobre o tema através de veículos impressos de comunicação (jornais, revistas, etc.) e matérias televisivas sobre o tema. A proposta da redação é desenvolver sua reflexão geral sobre algum dos temas, uma reflexão sobre o problema apresentado (por exemplo, quanto à igualdade ou desigualdade de gênero) e como o candidato do ENEM enxerga uma possível solução para este problema usando é claro suas argumentações.

temas-redacao-enem-possiveis

A prova de redação do ENEM 2024 exige o respeito da norma culta escrita da Língua Portuguesa (nada de gírias), compreensão da proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema da redação; saber organizar, selecionar e interpretar informações, fatos e opiniões sobre o tema; elaborar propostas de soluções para o problema abordado. Isso tudo em um texto desenvolvido em até 30 linhas.

Por isso, fique atento aos temas de redação e leia muito, estude técnicas de redação e o sucesso é garantido. A apostila que indicamos aqui no site para estudos, contem uma parte dedicada somente a mandar bem na redação.

Mais sobre o Enem 2024
Cuidados para o dia da Prova do Enem
enem-dicas

Dicas para o dia da prova do Enem Confira as melhoras dicas para você estudar para a prova do Enem, Leia Mais

Prova do Enem Resolução Comentada
enem-prova-resolucao-comentada

Resolução Comentada da Prova do ENEM Você e estudante e este ano está se preparando para entrar no ensino superior? Leia Mais

Curso Objetivo Enem
Curso-Objetivo-Enem

Enem Curso Objetivo O Objetivo é uma das instituições de ensino mais populares do país e também mais conceituadas quando se Leia Mais

Equipe de Redação ENEMRedação ENEM.Net

O site Enem.Net é pioneiro em oferecer conteúdos para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio de forma totalmente gratuita, desde 2010 já ajudamos milhares de estudantes a conseguir uma boa nota no ENEM e com isso entrar em uma Universidade ou conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio que agora é feito através do Encceja. Nossa equipe de redação conta com especialistas em Educação e Vestibular e disponibiliza um conteúdo sempre atualizado e com extrema qualidade para que você não perca nenhum detalhe da prova e consiga o resultado desejado no Exame.

Possíveis temas para a Redação do ENEM