O Enem é obrigatório? É pago?

É obrigatório fazer o Enem?

A finalidade deste texto é trazer dados que respondam ao leitor se o Enem é obrigatório e se ele é pago. Confira a seguir e tire todas suas dúvidas sobre o Enem.

enem-obrigatorio

Para aqueles que pretendem cursar uma instituição pública federal  a inscrição no Enem é praticamente obrigatória. Segundo um levantamento realizado em universidades federais, os candidatos só poderão disputar uma vaga se tiverem realizado o exame nacional do ensino médio. No entanto, para aqueles que não pretendem entrar para universidades públicas, o Enem não é obrigatório, deverá prestar o Enem apenas quem quiser ou quem for se inscrever em algum tipo de programa ou universidade específico que exija a nota do Enem como requisito. Existem algumas universidades que substituem uma das fases do vestibular pelas notas do Enem, portanto, pense bem na hipótese de realizar a prova, isso poderá lhe trazer benefícios.

Na última edição do Enem, o número de inscritos passou os 4 milhões. As inscrições tem um prazo que normalmente começam no fim de maio e termina em meados de junho. Vale ressaltar que o Enem é pago sim, e os interessados devem acessar a página do Enem na internet e efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 35,00. Pessoas que tem condições financeiras não estáveis e tenham cursado o ensino médio na rede pública, ou ainda em instituições privadas com bolsa integral, poderão solicitar a isenção de taxa de inscrição do Enem, mediante comprovação de requisitos mínimos necessários.

Mediante as informações acima, poderemos afirmar que na primeira pergunta, se o Enem é obrigatório? A resposta é não, porém como dito acima, há universidades que exigem a obrigatoriedade.atualmente, a prova é facultativa e desperta o interesse de estudantes porque sua nota é usada como parte do processo de seleção de quase uma centena de universidades federais e estaduais. Se você deseja participar do ProUni ou do Sisu, você também terá que fazer a prova do Enem.

Quanto a segunda pergunta se o Enem é pago? A reposta é sim, pois o aluno tem que pagar a taxa de inscrição, porém em alguns casos o aluno tem a isenção da taxa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *