O Enem é obrigatório? É pago?

É obrigatório fazer o Enem?

A finalidade deste texto é trazer dados que respondam ao leitor se o Enem é obrigatório e se ele é pago. Confira a seguir e tire todas suas dúvidas sobre o Enem.

enem-obrigatorio

Para aqueles que pretendem cursar uma instituição pública federal  a inscrição no Enem é praticamente obrigatória. Segundo um levantamento realizado em universidades federais, os candidatos só poderão disputar uma vaga se tiverem realizado o exame nacional do ensino médio. No entanto, para aqueles que não pretendem entrar para universidades públicas, o Enem não é obrigatório, deverá prestar o Enem apenas quem quiser ou quem for se inscrever em algum tipo de programa ou universidade específico que exija a nota do Enem como requisito. Existem algumas universidades que substituem uma das fases do vestibular pelas notas do Enem, portanto, pense bem na hipótese de realizar a prova, isso poderá lhe trazer benefícios.

Na última edição do Enem, o número de inscritos passou os 4 milhões. As inscrições tem um prazo que normalmente começam no fim de maio e termina em meados de junho. Vale ressaltar que o Enem é pago sim, e os interessados devem acessar a página do Enem na internet e efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 35,00. Pessoas que tem condições financeiras não estáveis e tenham cursado o ensino médio na rede pública, ou ainda em instituições privadas com bolsa integral, poderão solicitar a isenção de taxa de inscrição do Enem, mediante comprovação de requisitos mínimos necessários.

Veja também:  Pode usar boné no ENEM? O que não pode usar no Enem

Mediante as informações acima, poderemos afirmar que na primeira pergunta, se o Enem é obrigatório? A resposta é não, porém como dito acima, há universidades que exigem a obrigatoriedade.atualmente, a prova é facultativa e desperta o interesse de estudantes porque sua nota é usada como parte do processo de seleção de quase uma centena de universidades federais e estaduais. Se você deseja participar do ProUni ou do Sisu, você também terá que fazer a prova do Enem.

Quanto a segunda pergunta se o Enem é pago? A reposta é sim, pois o aluno tem que pagar a taxa de inscrição, porém em alguns casos o aluno tem a isenção da taxa.

Mais Dicas Sobre o Enem

  • Inscrições Enem 2019 Enem 2019 Inscrições Online Você que é aluno do Ensino Médio e vai terminar o ano letivo em 2019, já pode começar a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio o Enem 2019. Você […]
  • Enem 2012 Inscrições Inscrições para o Enem 2012 Online Você que pretende fazer a inscrição para o Enem 2012, já pode ir se preparando para a prova do Enem 2012 que será realizada pelo INEP no final do […]
  • Enem 2019 vai ter duas edições? Saiba se Enem 2019 vai ter duas edições ou não O Exame Nacional do Ensino Médio ou simplesmente Enem 2019 como é conhecido popularmente é um dos testes mais importantes de todo o Brasil e […]
  • Enem – Universidades Públicas Participantes Universidades Públicas Participantes do Enem O Exame Nacional do Ensino Médio ou simplesmente Enem como é conhecido popularmente foi criado com o intuito de avaliar os jovens estudantes […]
  • ENEM 2019 Novidades Novidades para o ENEM 2019 O ENEM sofre mudanças já nesse ano, e as mesmas também serão consideradas para o ano de 2019. O exame mais esperado durante todo o ano possui algumas […]
  • Sisu 2019 Inscrições Inscrição Sisu 2019 O Sisu, o sistema de seleção unificado do MEC, serve para que os estudantes ingressem na educação superior com sua nota do ENEM. E agora, quem fez o ENEM 2019 pode […]
Veja também:  Enem 2019 não terá duas edições - Cancelado

O Enem é obrigatório? É pago?


23 comentários em “O Enem é obrigatório? É pago?

  1. Eu fiz a inscrição do Enem,mas não apareceu pra mim declarar carência e nem que eu teria que pagar a taxa. Gostaria de saber como faço pra saber se eu tenho que pagar algo ou não?

    1. Também tenho essa mesma dúvida
      Não apareceu boleto…
      Para quem está cursando o último ano do ensino médio e nunca estudou em escolas públicas será que é gratuito?

  2. nem é pago?
    tem como faser cursando o 9 ano?
    tem como faser o enem pela internet?
    Qual é o objetivo do enem?

    1. É pago!
      A partir do 1° ano do ensino médio você poderá fazer, mas não valerá para o MEC (Ministério De Educação). Você poderá fazer apenas para “conhecer” como funciona.
      A única maneira de fazer o Enem é de modo físico, não virtual, ou seja, você deverá comparecer na escola onde foi registrado (no mês anterior ao exame, você terá acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição na sua página do participante no site do INEP.)
      O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, ou seja, no 3° ano do ensino médio! Não é obrigatório fazer o Exame, a não ser que a faculdade que queira ingressar só passe com a aprovação do mesmo…

  3. Parei de estudar no primeiro colegial posso fazer o Enem pra pega meu diploma do terceiro colegial …

    1. NAO, PORTANTO QUE A FACULDADE QUE QUEIRA INGRESSAR NÃO OBRIGUE A APROVAÇÃO DO EXAME A PARTIR DE UMA TAL NOTA, DEPENDENDO DO CURSO!

  4. É obrigatório fazer Enem para cursar uma faculdade? posso fazer a faculdade sem fazer a prova?

  5. Olá boa tarde!
    Eu fiz a inscrição do Enem,mas não apareceu pra mim declarar carência e nem que eu teria que pagar a taxa. Gostaria de saber como faço pra saber se eu tenho que pagar algo ou não?

  6. Bom dia ,
    sou mestre e, desejo fazer outra graduação, é necessário fazer o Enem? lembrando que, na época que prestei o vestibular e fiz minha graduação não era obrigatório esse exame.

  7. É obrigatório submeter-se ao ENEM para colação de grau universitário no Brasil?
    Há universidades particulares que impõem isso como pré-requisito, penso que equivocadamente/ilegalmente.
    Busco sua resposta por este meio.
    Obrigado.

  8. a onde eu consigo a ficha de carrência do enem para o meu filho leandro wancler knopka da cruz a insenção do enem

  9. Gostaria de saber qual a porcentagem da nota é aproveitada no anem.

  10. Felizmente, aos poucos estamos engatinhando e rumando para o sistema de ensino europeu. E aqueles que realmente estiverem preparados poderão frequentar as Universidades boas deste pais.
    Estamos falando das Universidades Federais, e tambem privadas. Se nós não se educarmos como nação ou povo, não conseguiremos uma melhora do nosso nivel social, infelizmente. Acordemos então e investamos na nossa educação…..caso contrario não sairemos desta condição de país terceiro mundista.

  11. olá eu tenho 16 anos, faço cesec e gostaria de saber se posso fazer o enem.
    obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *