MedioTec 2018 – Inscrições, Como Funciona, Cursos

MedioTec 2018 – Inscrições, Como Funciona, Cursos
5 (100%) 1 voto

O que é MedioTec?

O MedioTec é mais uma oportunidade que estudantes de escolas públicas brasileiras têm. Trata-se de uma modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), mas que objetiva disponibilizar milhares de vagas para bolsa-formação. A iniciativa aumentou o número de vagas para cursos técnicos.

mediotec

Ao fazer MedioTec 2018 há a possibilidade de que o estudante de nível médio termine o ensino médio junto com o técnico, tendo, assim, mais chances no mercado de trabalho.  É possível que os estudantes de ensino médio façam estágios em empresas que têm falta de profissionais verdadeiramente capacitados.

Há atualmente no Brasil pouco mais de 8 milhões de alunos que fazem ensino médio agrupado com técnico. Assim, o governo pretende aumentar a oferta para esse tipo de vagas com o MedioTec 2018.

Como funciona o MedioTec?

O MedioTec 2018 é disponibilizado pela cooperação entre escolas públicas e privadas do País (para os cursos técnicos). O MedioTec tem duração de 1 a 2 anos. O MEC faz toda a seleção e teceu os critérios do MedioTec 2018, que, a princípio, teria a intenção de abrir mais de 80 mil vagas para estudantes do Ensino Médio.

O Governo pretende também fazer parcerias com instituições privadas, federais, SESC, SESI, SENAI e outras instituições.

Inscrições MedioTec 2018

Os editais para inscrição no MedioTec 2018 serão disponibilizados pelo governo federal no site do MEC. As inscrições são inteiramente eletrônicas. No entanto, em relação às datas de seleção do MedioTec, em relação às escolas públicas estaduais, como é de competência de cada Estado da federação definir o calendário escolar 2018, tais prazos devem ser definidos pelas Secretarias Estaduais da Educação.

Veja também:  Enem Online a partir de 2019

A seleção do MedioTec é gratuita, ou seja, não há taxa de inscrição da MedioTec 2018.

mediotec-inscricoes

Como funciona o MedioTec 2018?

Para que a aprendizagem dos alunos de ensino médio não seja atrapalha e nem sequer a carga horária diminuída, os cursos técnicos serão ministrados em contra turno e ao mesmo tempo. Isso porque o aluno já sai com ambos os diplomas e apto para o mercado de trabalho.

Foram realizados estudos pelo governo a fim de verificar em quais regiões do Brasil havia mais carência de ensino técnico.

Cursos MedioTec 2018

Os cursos do MedioTec 2018 são diversos, para todos os gostos e pretensões, como logística, eletrônica, química, finanças, computadores, petróleo e muito mais. No entanto, é bom ter convicção do curso que se pretende fazer, já que só é possível fazer a inscrição para um curso técnico.

O MedioTec começou em 2016, na metade do ano, e já está formando novos profissionais. Caso o curso técnico seja oferecido em instituições parceiras e longe da casa do estudante, será concedida bolsa-auxílio para gastos com transporte, refeição. Há, ainda, a opção de fazer cursos do MedioTec 2018 EaD, ou seja, Educação a Distância. Na última edição, quase 20% das vagas foram destinadas ao Estado de Minas Gerais, seguido por Goiás, São Paulo e Bahia.

Instituições de ensino técnico: MedioTec 2018

Várias instituições de ensino técnico privadas fizeram parcerias com o governo federal para oferecer vagas no MedioTec 2018, para atender alunos da rede pública. Tais vagas serão preenchidas pela Secretaria Estadual de Educação, como já informamos.

mediotec-vagas

Documentos exigidos: MedioTec 2018

Os documentos exigidos no MedioTec 2018 vão variar conforme o Estado em que você mora. Desse modo, se tiver dúvidas, não deixe de contatar a Secretaria de Educação do seu Estado. A seleção dos candidatos é feita pelas Secretarias de Educação. Depois disso, os documentos devem ser levados nos prazos e datas informados. Para verificar quais cursos serão disponibilizados, acesse o site do programa.

Veja também:  Enem 2017 vai ter duas edições?

Mas, em regra, os documentos necessários para matrícula do MedioTec 2018 tendem a ser RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar e outros, que ficarão a critério das secretarias estaduais.

MedioTec é bom?

Muitos estudantes de escolas públicas têm elogiado o MedioTec, afirmando que ele é bom, pois há a possibilidade de que o jovem já tenha uma ideia sobre qual carreira seguir. Muitos jovens saem do ensino médio sem qualquer experiencia e ficam com dúvidas sobre qual carreira seguir ou até mesmo mudam várias vezes de curso.

mediotec-cursos-vagas

Isso tende a diminuir com a experiência que o MedioTec 2018 vai proporcionar aos estudantes.

Ficou alguma dúvida a respeito do MedioTec 2018? Se sim, você poderá acessar o site do programa, bem como ficar atento aos prazos e datas de inscrição, das seleções no seu Estado, dentre outros dados bem importantes para que você não deixe essa grande oportunidade passar. Afinal de contas, sair para o mercado do trabalho já pronto, com um curso técnico, experiência com estágios que realmente farão a diferença é para poucos.

Logo, veja a lista de cursos, suas aptidões e interesses profissionais e faça o MedioTec 2018.

Mais Dicas Sobre o Enem

  • Maratona ENEM 2018 – Inscrição ENEM 2018 Maratona A maratona do ENEM 2018 está apenas começando. Depois de mais uma edição bem sucedida, contando com a participação de milhões de estudantes em todo o Brasil, o […]
  • Provinha Brasil 2018 – Resultado O que é Provinha Brasil? A Provinha Brasil é uma prova aplicada a crianças e adolescentes estudantes das escolas públicas do Brasil, para que possa ser realizada avaliação a respeito do […]
  • Questionário socioeconômico do Enem Enem Questionário socioeconômico Confira informações sobre o questionário socioeconômico do Enem, veja como responder corretamente o questionário socioeconômico do Enem e para que ele […]
  • Enem 2017 vai ter duas edições? Saiba se Enem 2017 vai ter duas edições ou não O Exame Nacional do Ensino Médio ou simplesmente Enem 2017 como é conhecido popularmente é um dos testes mais importantes de todo o Brasil […]
  • Próximo Enem 2018 – Datas Datas dos Próximos Enem em 2018 Para quem já está inscrito para o ENEM 2018 é importante estar atento ao calendário com as datas de realização das provas do Exame Nacional do Ensino […]
  • Enem – Telefone de Atendimento e Contato Telefone de Atendimento do Enem para informações e tirar dúvidas O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), como é de conhecimento de todos, é realizado todos os anos, e apesar de contar […]
Veja também:  Cartão de Confirmação Enem - Consulta, Imprimir
MedioTec 2018 – Inscrições, Como Funciona, Cursos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *