MEC Ministério da Educação – Fale Conosco Telefone 0800 2024

Fale Conosco Ministério da Educação

Sabe o que é o Ministério da Educação (MEC)? Para que serve? Sabe que ele tem um Fale Conosco com um telefone 0800? Saiba mais sobre o MEC, para que serve entre outras informações sobre ele.

mec-fale-conosco-atendimento

O Ministério da Educação (MEC) é um órgão do governo federal que foi fundado em 1930 e era chamado anteriormente de Ministérios dos Negócios da Educação e Saúde Pública durante o governo do Presidente Getúlio Vargas. Este Ministério de outrora era encarregado de todos os despachos e assuntos relacionados à educação, saúde pública e assistência hospitalar.

Posteriormente, em 1937, o Ministério sofreu alteração no nome e passou a se chamar Ministério da Educação e Saúde e suas atividades limitou-se em administrar a educação escolar, educação extraescolar, além da saúde pública e assistência médico-social. Em 1953, foi criado o Ministério da Saúde e tira o então Ministério da Educação e Saúde a responsabilidade pela saúde e passa a se chamar oficialmente Ministério da Educação e Cultura. Houve outra mudança com a criação do Ministério da Cultura, em 1985 e mudou o nome para o atual Ministério da Educação.

Outro fato importante na história do MEC aconteceu em 1990 quando as atividades do MEC passaram a fazer parte da política nacional de educação, ensino civil, pesquisa e extensão universitária; magistério e educação especial. A estrutura regimental do MEC como conhecemos atualmente foi definida em 2003 e estabelece algumas áreas de competência do MEC: educação infantil, política nacional de educação e a educação geral que compreende o ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, educação profissional, ensino de jovens e adultos, educação à distância (com exceção do ensino militar), magistério, educação especial, educação profissional e tecnológica, assistência de famílias carentes para a escolarização de filhos e dependentes, etc.

ENEM 2024:   Como ser Fiscal do Enem - Inscrição

Além de áreas de competência o MEC é constituído por secretarias: Secretaria Executiva, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Secretaria de Educação Superior, Secretaria de Educação Básica, Secretaria da Educação Continuada , Alfabetização, Diversificação e Inclusão, Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior e Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino.

mec-telefone-0800

Outra informação sobre o MEC é os órgãos que estão vinculados a ele que são: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Conselho Nacional de Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Instituto Benjamin Constant, Colégio Pedro II, Fundação Joaquim Nabuco, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

MEC Contato

Agora deseja entrar em contato com o MEC por qualquer motivo envolvendo ensino e educação há diversas formas de fazer isso e uma delas é o endereço como da Secretaria de Educação Superior do MEC, Diretoria de Políticas e Programas de Pós-Graduação e a Coordenação Geral de Relações Estudantis que fica localizada no Bloco L – Edifício Anexo II, 3° andar, Sala 310; CEP: 70047-900, Brasília- DF.

Ministério da Educação Telefone 0800

Há ainda o telefone 0800 do MEC para contato 0800 616161 que é do Fale Conosco que oferece atendimento especializado. Mais informações acesse o Portal do MEC.

Mais sobre o Enem 2024
Universidades e Faculdades Enem
faculdades-do-enem

Universidades Enem 2024 e Faculdades Enem 2024 Se você vai fazer a prova do Enem, veja uma lista com as Leia Mais

Maratona ENEM – Inscrição
maratona-enem

ENEM 2024 Maratona A maratona do ENEM 2024 está apenas começando. Depois de mais uma edição bem sucedida, contando com Leia Mais

Edital do ENEM
enem-edital

ENEM 2024 Edital O Edital ENEM 2024 será divulgado em breve, possivelmente antes do fechamento do primeiro semestre do ano. Leia Mais

Equipe de Redação ENEMRedação ENEM.Net

O site Enem.Net é pioneiro em oferecer conteúdos para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio de forma totalmente gratuita, desde 2010 já ajudamos milhares de estudantes a conseguir uma boa nota no ENEM e com isso entrar em uma Universidade ou conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio que agora é feito através do Encceja. Nossa equipe de redação conta com especialistas em Educação e Vestibular e disponibiliza um conteúdo sempre atualizado e com extrema qualidade para que você não perca nenhum detalhe da prova e consiga o resultado desejado no Exame.

MEC Ministério da Educação – Fale Conosco Telefone 0800