Enem Validade – Quanto tempo vale o Enem

Enem Validade – Quanto tempo vale o Enem
Se chegou até aqui vote!

Veja qual é a validade do Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), como todos já devem saber, é o novo acesso direto do estudante já possui o ensino médio completo ou acabou de concluir para a faculdade e universidade de acordo com sua nota no exame e concorrência na instituição de ensino. Muitos estudantes passam o ano inteiro estudando, se preparando para a prova do Enem, que hoje em dia é decisiva para o seu futuro na graduação de seus sonhos. Apesar de haver diversas informações – principalmente na internet – sobre o Enem, ainda ficam algumas dúvidas, como a que vamos abordar nesse artigo que é a Validade do Enem, onde muitos questionam “Quanto tempo vale o Enem” – ou seja – por quanto tempo o estudante ainda pode utilizar a sua nota do Enem para se inscrever e tentar uma vaga num curso nas universidades e faculdades do país? A seguir, responderemos a essa pergunta além de outros detalhes.

Enem-Validade

Quanto tempo vale o Enem, na verdade?

O Enem, cuja realização é anual, através do MEC (Ministério da Educação), permite que o estudante concorra a uma vaga em cursos de graduação em todo o país, através dos programas Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Muitos questionam “Quanto tempo vale o Enem?”, porque nem sempre podem sair de sua cidade, por exemplo, para fazer faculdade fora, mas infelizmente, a resposta para essa questão é: O estudante que fez o Enem, somente poderá usar sua nota em dois momentos do ano (que é sempre o ano seguinte ao que ele fez o Enem). A primeira vez, usa-se para concorrer a uma vaga nas faculdades pelo Prouni, e a segunda para concorrer pelo Sisu para vaga em alguma universidade. As inscrições nesses programas são feitas no primeiro e segundo semestre do ano. Portanto, a Validade do Enem é limitada pelo período de inscrições nesses programas.

Assim, quando alguém tiver dúvida quanto à Validade do Enem, perguntando Quanto tempo vale o Enem, você já pode ajudar respondendo com o que aprendeu aqui.

Mais Dicas Sobre o Enem

  • Enem – Como calcular a nota Calcular no Nota do Enem Muitas pessoas ainda têm dúvida quanto a Como calcular a nota do Enem, mas antes de qualquer coisa, é importante lembrar que o candidato do Enem não tem como […]
  • Resultado do Enem Confira o Resultado da Prova do Enem O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) utilizada para avaliar a qualidade do […]
  • Enem – Notas para o Sisu e Prouni Notas do Enem para o Prouni e Sisu Como todos devem saber, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é realizado com o objetivo de, através das notas obtidas pelo estudante, fazê-lo […]
  • Enem Atualidades Atualidades Enem O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais procuradas e disputadas pelos estudantes que buscam uma vaga nas universidades públicas. O bom desempenho […]
  • Gabarito do Enem 2018 Confira o Gabarito do Enem 2018 Se você fez a prova do Enem, com certeza uma das coisas que você vai querer saber, é sobre o gabarito do Enem 2018 para conferir as questões que você […]
  • Enem – Faculdades Federais e Particulares Faculdades Federais e Particulares que aceitam o Enem Como se sabe o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem o objetivo de fazer com que o estudante que obter uma boa nota no exame […]
Enem Validade – Quanto tempo vale o Enem


40 comentários em “Enem Validade – Quanto tempo vale o Enem

  1. Eu fiz enem em 2013 para concluir o ensino médio e consegui. Ainda eu posso conseguir o certificado? Ele ainda é válido?

  2. Ola fiz o enem 2014 tirei acima de 450 ponto e fiz o enem 2015 e tirei 445 pontos posso usar a nota de 2014 pro fies?

  3. A nota que eu tirei no enem de 2015, posso utiliza-la no vestibular de 2018 para concorrer algum curso?”

  4. Bom dia, fiz a prova em 2014 e usei a nota em 2015 para o prouni, mas não fui chamada. Posso utilizar esse ano para o prouni a nota desse mesmo ano outra vez ?

  5. boa noite fiz a prova em 2010 e consegui concluir o ensino médio, porem não tive interessei correr atraz do certificado.. ainda da tempo de conseguir o certificado de conclusão?

  6. Minha dúvida é: tirei uma boa nota no Enem 2014 e não fiz Enem 2015, posso usar minha nota de 2014 para entrar na faculdade em 2016

  7. Fiz o enem em 2013 . Posso usar minha nota de 2013 para ingressar na faculdade em 2016?

    1. Quero saber EXATAMENTE isso… se a nota de 2013 poderia ser usada no prouni pro primeiro semestre de 2016

  8. Fiz enem em 2014 para ingressar 2015, mas não ingressei e também não realizei a prova do enem de 2015, vou poder usar a mesma nota do enem que realizei em 2014 para me ingressar em 2016??

  9. Minha dúvida é: tirei uma boa nota no Enem 2014 e não fiz Enem 2015, posso usar minha nota de 2014 para entrar na faculdade em 2016

  10. ouvi passar no jornal que o enem somente vai valer para quem esta ingressando na faculdade e não para quem ja esta estudando isso é verdade

  11. Olá, fiz o enem em 2010. Porem fiz inscrição para a prova do enem no ano seguinte mas não compareci na prova. Quando tento consultar minha nota de 2010 recebo a mensagem que não compareci na prova, o que não é verdade. Pois na prova de 2010 compareci e fiz a prova, que no caso obtive um bom resultado.
    Quero saber se essa nova inscrição para a prova que fiz em 2011(e não compareci na prova) anulou minha nota obtida em 2010 ?

  12. Ola,fiz o enem do ano passado para obter certificado do ensino médio,eu consegui atingir a média,so que eu ainda nao peguei o certificado,e gostaria de me inscrever no enem desse ano para tentar uma faculdade,e to com medo que se eu fizer a inscrição esse ano anule minha nota do ano passado e eu nao pegue o certificado. alguem sabe me informar a respeito ? ps: (COM URGENCIA)

  13. Olá…
    Eu fiz o enem em 2013 mais não passei, e queria saber se as notas de 2013 somam com a de 2014, para mim poder passar no ensino medio…

    1. Até onde é de meu conhecimento, não é possível somar as notas. Aliás, não faria o menor sentido tal soma. E dado o devido respeito, acredito que enquanto escrever “pra mim passar” fica um tanto difícil se formar no Ensino Médio, não? Não deveriam deixar passar do Fundamental.

      1. Mim não passa no médio falando errado. E nem deveria passar do fundamental.. HAHA, boa!

  14. Fiz o Enem de 2013 e passei. Fiz minha matrícula e por motivos pessoais desfiz, queria saber se posso usá-la novamente esse ano sendo que fui aprovada no ano passado e desisti da matrícula.

  15. Fiz ENEM em 2012 e não pretendo usar a nota para o SISU.
    Pretendo utilizá-la para ingressar na UFPE, que, por enquanto, possui segunda fase.
    Sei que só posso usar a nota para o SISU de cada seu respectivo ano. Mas, para a questão da UFPE? Ainda pode?

  16. Boa tarde, realizei o exame Enem em 2012 porém nao entrei na faculdade no ano seguinte quando iria entrar na faculdade. Posso utilizar mesma em algum programa do governo para concorrer a bolsas? Gostaria de fazer uma faculdade esse ano!

  17. pergunta : como ke eu fasso par a ver a minha pontuação do enem pela internet??

    resposta: Olha, se eu fosse você eu nem olharia, principalmente a de redação. Espero ter ajudado. Abraços.
    oO’

  18. Boa Noite !

    fiz o enem em 2012, mais a minha nota não foi usada no prouni, gostaria de saber se eu poderia usa-lá no prouni agora 2014 para conseguir uma bolsa na universidade privada.

    no aguardo !

  19. ola fiz meu enem em 2009 agora em 2014 posso entrar com ele numa faculdade? vai tar valendo pro fies? na época que fiz o enem a escola me inscreveu e não consigo entrar no site pela questão de ter que colocar a senha sera que teria como me explicar como eu faço! ficarei muito grata se me responderem! estou aguardando retorno!

    1. Olá Tatiane, infelizmente você não pode concorrer um vaga de curso superior no ano de 2014, pois é imprescindível você ter feito o ENEM de 2013, assim você podia participar de programas como: Prouni e Sisu.

      1. Já o Fies, não há necessidade do ENEM, pois você estará fazendo um financiamento para pagar um curso superior em Instituição PRIVADA. Você apenas precisa passar em um vestibular.

  20. Boa tarde, realizei o exame Enem em 2011 porém nao entrei na faculdade no ano seguinte quando iria entrar na faculdade. Posso utilizar mesma em algum programa do gorverno para concorrer a bolsas?

  21. E se eu não concorrer para nenhuma dessas finalidades eu apenas usarei a nota da redação para o vestibular tem a mesma validade?

    1. É simples, digita no google ” Notas do ENEM” e tenha seu CPF em mãos e a Senha que criou ao fazer a inscrição do enem. Pronto tera sua pontuação.Espero ter ajudado..

    2. Olha, se eu fosse você eu nem olharia, principalmente a de redação. Espero ter ajudado. Abraços.

  22. Cara…na boa. Você demorou vários parágrafos para dizer que o enem vale durante o período desses processos…isso é óbvio. Que post inútil. As pessoas querem saber se, elas fizerem a prova em 2010, por exemplo, por quantos anos elas podem usar essas notas nesses processos. Que site imbecil.

    1. era mais fácil ele dizer que: só era valido pro ano seguinte!
      tipo: vc que fez o enem em 2011 no meu caso só posso concorrer a bolsa do prounim e do sisu no ano de 2012, se quer ir pra facul em 2013 terá que fazer o enem 2012, muito fácil ficou a resposta agora certo? rsrsrs

    2. é isso ai anark.
      o camarada escreveu um caminhão de palavras pra dizer que o enem só vale pro ano seguinte.
      fiz o enem em 2005, tirei notas acima da média brasileira em todas as matérias inclusive 100 e 87 em redação.
      não fiz inscrição em nenhuma faculdade na época e nem utilizei as notas em nenhum momento porque precisei trabalhar; agora que poderia fazer uma faculdade pois já vou completar 60 anos em janeiro
      2013 (sem nenhum canudo),tenho que esperar o próximo enem. brincadeira viu.
      pensei que esse tal de enem fosse pra avaliar o potencial do aluno.
      mas como nasci e cresci num tempo em que faculdade era coisa muito mais distante; vou continuar minha caminhada pela periferia da zona sul de sp sem o canudo que tanto queria.
      acho que eles querem é o dinheiro das taxas isso sim
      esperar e esperança. é do que vivemos

    3. se eu não passar no enem desse ano,vou dar meu cú e minha bucetinha pra todo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *