ENEM Reclamações

Reclamações do ENEM

O
ENEM ou Exame Nacional do Ensino Médio é um exame criado pelo governo federal através do Ministério da Educação inicialmente criado apenas para a avaliação do ensino médio no Brasil, mas no decorrer de anos se tornou quase em 100% dos casos de universidade o método de seleção para os candidatos serem aprovados ou não para uma vaga no ensino superior. O ENEM ainda é usado em outros programas de ingresso à universidade. Confira a seguir as reclamações do ENEM.

enem-reclamacoes

O ENEM ou
Exame Nacional do Ensino Médio é um exame criado pelo governo federal através do Ministério da Educação inicialmente criado apenas para a avaliação do ensino médio no Brasil, mas no decorrer de anos se tornou quase em 100% dos casos de universidade o método de seleção para os candidatos serem aprovados ou não para uma vaga no ensino superior. O ENEM ainda é usado em outros programas de ingresso à universidade.

Ao longo dos anos o ENEM sofreu muitas criticas em algumas edições que tiveram problemas na execução deste concurso, assim como reclamações pontuais de candidatos. Uma das últimas reclamações foi registrada no site do Reclame aqui e que fala sobre problema do site do ENEM que estava fora do ar e a pessoa não pode acessar para pesquisar o resultado da prova (ver aqui a reclamação www.reclameaqui.com.br/7486076/ministerio-da-educacao/site-do-enem-fora-do-ar-para-ver-o-resultado/).

O site do ENEM ainda libera em determinado período uma página específica para reclamações o que mostra que a instituição quer fazer sempre um concurso transparente e também está aberta a sugestões até mesmo para melhorar o concurso. O requerimento de reclamação é exclusivo para quem se inscreveu no concurso, mas em algumas edições este canal de reclamação foi bastante usado, como a edição de 2010, quando houve erro na montagem da prova amarela quando houve erro de impressão e montagem das provas e também problemas de impressão do cartão-resposta que segundo a instituição não abalou a credibilidade do exame, pois não teve problemas mais graves além destes.

No caso dos candidatos inscritos no ENEM podem acessar o site do ENEM no momento que desejar e consultar inclusive resultado das provas, gabarito, etc.

O ENEM foi criado em 1998 no governo de Fernando Henrique Cardoso e que foi criado a princípio para avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio e em todo o Brasil foi feita esta avaliação e foi usado para auxiliar o ministério da educação para a elaboração de políticas pontuais e estruturais de melhoria do ensino brasileiro. Na primeira versão do ENEM a prova havia 63 questões e na época a prova era apenas uma avaliação, não permitia o ingresso no ensino superior que era feito por meio de vestibular das universidades. No caso, somente em 2009 que o ENEM recebeu um novo modelo de provas, mais completo e com a proposta de unificar o concurso vestibular das universidades brasileiras.

A partir de 2009 que começaram alguns problemas quando houve suspeita de vazamento das provas e o concurso foi adiado. O concurso que normalmente acontece em outubro, naquele ano foi adiado para dezembro. Em 2010, informações do ENEM foram vazadas e uma série de erros nos cadernos de provas e cartão de respostas também foram motivos de reclamações como mencionamos. Por isso, se vai candidatar ao ENEM este ano não tema e faça suas reclamações do ENEM se ver algo de errado, isso é importante para a constante melhoria da avaliação.

22 comentários em “ENEM Reclamações

  1. eu entro no enem..estou desempregada e não consigo da continuidade ao programa porque coloco zero na minha renda ai quando coloco a renda dos meus filhos que são gêmeos eles não aceitam a continuidade nem porque diz que eu tenho que colocar minha renda se eu não tenho ..por isso que esse enem deixa a desejar. Isso é lementavel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *