Enem Página do Participante

Página do Participante Enem

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio tem se tornado, ao longo de sua evolução, desde a implantação, em 1998, num dos mais modernos métodos de avaliação dos alunos oriundos do ensino médio, obrigando seus organizadores (o Ministério da Educação) a criar meios que possibilitem o acesso à informação para cada participante.

Atendendo essa necessidade, o Ministério da Educação criou o Enem Página do Participante, que pode ser acessado pelo endereço http://www.enem.inep.gov.br/participante, onde os candidatos podem realizar todas as etapas de sua inscrição até obter o cartão de confirmação do ENEM. A seguir veja como você pode acessar a sua página do participante e conferir os seus dados de cadastro, notas e resultados.

pagina-do-participante-enem

Para fazer a inscrição no ENEM, o candidato precisa do CPF, da carteira de identidade e de um endereço válido e e-mail, que deverá ser único e exclusivo para cada participante, já que o INEP está utilizando o e-mail para manter contato direto com o participante do Enem. As inscrições devem ser feita apenas pela internet utilizando a Página do Participante do Enem.

A Página do Participante também possibilita que o aluno informe se há necessidade de atendimento especial durante a realização das provas, oferecendo opções de atendimento específicos. Também aos participantes do Enem que utilizem o método de avaliação para obter o certificado de conclusão do ensino médio, a Página do Participante oferece a possibilidade de informar essa necessidade no ato de inscrição (esclarecendo que essa opção só atende interessados maiores de 18 anos e que alcancem uma nota igual ou superior a 450 pontos em cada uma das áreas, além de 500 pontos na redação).

Confirmação do cartão através do Enem Página do Participante

O aluno participante do Enem também poderá realizar uma consulta na Página do Participante do ENEM para ver o seu cartão de confirmação, acompanhando as datas que são divulgadas pela própria página, obtendo ali o endereço do local da prova, podendo conferir os seus dados e ainda a opção de língua estrangeira escolhida (havendo apenas as opções de inglês e espanhol até o momento).

Confira também: Imprimir Cartão de Confirmação do ENEM pela internet

O aluno participante do Enem não precisa apresentar o cartão de confirmação no dia das provas, embora deva mantê-lo em seu poder, já que ali estão todas as informações que precisa, como o endereço, o nome da escola, o número da sala e até o pavimento para onde deverá se dirigir.

cartao-do-participante-enem-pagina

As facilidades oferecidas pela internet possibilitaram que o Ministério da Educação optasse por entregar o cartão de identificação somente através desse meio de comunicação, utilizando a Página do Participante em vez do encaminhamento pelos Correios. Ao considerarmos o grande número de inscritos na última edição, num total de mais de 7.700.000 , podemos entender como o meio facilita a vida do participante do Enem.

Segundo as informações do próprio Ministério da Educação, o acesso fornecido através da internet trouxe uma economia de R$ 16,5 milhões, que seriam gastos com a produção gráfica e com a distribuição dos cartões, trazendo ainda a vantagem de evitar extravios que poderiam prejudicar os alunos participantes do Enem.

8 comentários em “Enem Página do Participante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *