Enem Inscrição – Pessoas com necessidades Especiais

Pessoas com necessidades Especiais Inscrição no Enem

Uma inovação do Ministério da Educação é: as pessoas com necessidades especiais podem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este tem o objetivo de avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o Ensino Médio (antigo ensino médio). Confira a seguir como fazer as inscrições.

A prova do ENEM é realizada em todo o país e é mais de seis milhões de candidatos inscritos, isso no ano de 2012. Um ponto interessante do ENEM é o respeito e o acesso a todos ao Exame.

Pessoas portadoras de necessidades especiais físicas podem realizar a prova do ENEM com tranquilidade, pois existe uma equipe pronta a ajudar em suas necessidades. O candidato deve informar no ato da inscrição do Enem um atendimento especial. Existe um campo no ato da inscrição para informar a necessidade de atendimento especial. Caso nesse campo não exista a necessidade especial específica, o candidato com necessidade especial poderá informar qual é a sua necessidade em um campo descrito como “outras”. No dia da prova, o candidato com necessidade especial será atendido e receberá auxílio, seja essa necessidade especial na visão, audição ou motora.

O ENEM tem essa preocupação de não discriminar ninguém, inclusive nenhum tipo de religião, seja qual ela for. Existem algumas denominações religiosas que seguem algumas doutrinas que impossibilitam o candidato a participar da prova do ENEM, como é o caso dos adventistas, que são grupos de religiosos que guardam o sábado, ou seja, não realizam nenhuma atividade no dia de sábado, por isso as provas do ENEM estão sendo realizadas em dois dias, sábado e domingo (dois dias de prova). Preocupados com isso, o ENEM tem pensado nesse grupo religioso assim como os demais que guardam o sábado.

Os candidatos que guardam o sábado chegam aos locais da prova como os demais candidatos, e assim que é fechado o portão, eles são encaminhados até uma sala especial, onde aguardam até o pôr do sol para realizarem o exame. Essa é uma das condições de maior respeito que o ENEM exerce para com as pessoas participarem do exame. Por isso, o ENEM tem também condições especiais não só para quem é portador de necessidade especial, como também para os candidatos com certas denominações religiosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *