Enem em unidades prisionais

Enem em unidades prisionais
5 (100%) 1 voto

Prova do Enem em unidades prisionais

Como já mencionamos, o ENEM é um dos exames mais procurados para quem quer entrar no ensino superior público e este é inclusive realizado entre candidatos que estão em unidades prisionais. Confira como funciona a prova do Enem em unidades prisionais e quem pode fazer a inscrição nessa modalidade do Enem.

enem-unidades-prisionais

Na última edição do Enem, foram inscritos mais de 23 mil pessoas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que são candidatos detentos que cumprem medidas sócio educativas. Inclusive no mês de dezembro foram realizadas as provas do ENEM de matemática, linguagens e códigos e a redação em 27 unidades prisionais. Esse número tende a aumentar nas próximas edições da prova.

Não há distinções entre os candidatos das unidades prisionais e os que não estão. Inclusive a forma de cálculo da avaliação é a mesma a partir da Teoria de resposta ao Item (TRI),cujo cálculo final não é a quantidade de acertos, mas a qualidade das respostas. Nesta última edição do ENEM houve também houve uma mudança na forma de correção da redação que passará a ser corrigidas por dois corretores sem que nem um nem outro conheça a nota dada pelo outro. Sendo que se houver diferença na nota final, a prova de redação passa a ser corrigida por um terceiro corretor.

A prova do ENEM nas unidades prisionais tem o mesmo grau de dificuldade das provas realizadas em todo o Brasil. Asa questões é diferente, mas a estrutura é a mesma, ou seja, quatro provas objetivas, cada uma com 45 perguntas de múltipla escolha e uma redação. No primeiro doa do Exame são aplicadas as questões de linguagem, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da redação, com duração de 5 horas e 30 minutos no total.

Veja também:  Cartão de Confirmação Enem - Consulta, Imprimir

Lembrando que, as notas do ENEM podem ser usadas nos processos seletivos do programa Universidade para Todos (PROUNI) e do Sistema de Seleção Unificada (SISU). O PROUNI oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior, inclusive particulares e também às instituições federais.

Desta forma, a educação brasileira dá oportunidades para todos independentes de suas condições.

Mais Dicas Sobre o Enem

  • Prova do Enem com Erro Como Fazer a Prova do Enem com Erro novamente? O Inep estuda reaplicar provas para os alunos prejudicados nos dias 27 e 28 de novembro ou 4 e 5 de dezembro. Os erros do Enem […]
  • Enem – Telefone de Atendimento e Contato Telefone de Atendimento do Enem para informações e tirar dúvidas O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), como é de conhecimento de todos, é realizado todos os anos, e apesar de contar […]
  • Cartilha do ENEM Enem Cartilha A Cartilha do ENEM é disponibilizada para todos os alunos que se inscreveram no Enem. Veja mais informações sobre a Cartilha do ENEM e aonde você pode conseguir a sua para […]
  • Redação do Enem Como Fazer uma Boa Redação no Enem - Confira Dicas de Redação do Enem A redação do Enem vale cerca de 20% da nota final do resultado do Enem, por isso o candidato que for fazer a […]
  • Dicas de Matemática para o Enem Vai fazer o Enem? Confira algumas dicas de matemática para a prova do Enem Hoje, com a supervalorização do mercado de trabalho no Brasil, os estudantes buscam a melhor maneira de […]
  • Enem Certificação Ensino Médio – Diploma Tirar Diploma fazendo a Prova do Enem - Certificado do Ensino Médio O Enem ( Exame nacional do ensino médio) criado em 1998 com o intuito de avaliar a qualidade geral do ensino […]
Veja também:  MedioTec 2018 - Inscrições, Como Funciona, Cursos
Enem em unidades prisionais


4 comentários em “Enem em unidades prisionais

  1. Um jeito de retomar o convivio com as pessoas da sociedade e provar que vc merece outra chance, errar é humano, mas pedir perdão e não mais cometer o mesmo erro isso é muito satisfatório para os detentos e para a sociedade, o estudo é o melhor caminho para que possamos retomar nossa vida catidiana sem mais erros , obrigado para quem pensou no preso como um ser humano e que merece uma segunda chance, basta agarrar com unhas e dentes e seguir em frente.

  2. muito legal para os prisioneiros é um passo muito grande para que ocupem a cabeça e entrar novamente na área de trabalho,pelo menos ter um estudo,um diploma e conhecimento que é mais essencial pois é importante para as pessoas terem uma nova oportunidade de voltar a sociedade.

  3. Boa noite!
    Tenho um irmão interno no Conjunto Penal de Juazeiro – BA e gostaria de saber quando será as inscrições e a data da prova do ENEm para os detentos, pois até agora ninguém no presídio inclusive o pedagogo do presídio sabe falar à respeito ou não quer.
    Não quero que meu irmão fique de fora, caso isso aconteça, procurarei o ministério público para tratar do assunto.

  4. Acho muito importante essa iniciativa do governo, pois assim os presidiários ao saírem da cadeia poderão ter uma oportunidade de crescimento. Acho que não só a prova do ENEM, mas também, todos os presídios deveriam oferecer cursos educacionais, já que a realidade são oferecidos cursos, mas cursos para manter a criminalidade.
    #lutoporumBrasilmelhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *