Enem 2018 Redação

Redação Enem 2018

Um ponto polêmico do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a redação do mesmo que sempre tem estudantes que questionam a forma de avaliação. No último ENEM a polêmica continuou. No início deste ano, um estudante do Rio de Janeiro conseguiu uma liminar da justiça para ter acesso à prova de redação do ENEM e pedir revisão das provas. Confira informações sobre a redação do Enem 2018, veja como ela é corrigida e dicas para você fazer uma boa redação no Enem 2018.

redacao-enem-2018

Se você pretende fazer o ENEM saiba que se você tem uma boa pontuação pode garantir sua vaga em uma boa universidade ou pontuações para quem for prestar alguns vestibular e que aproveitam as notas do ENEM.

Mas, se sua principal preocupação na prova é a redação no ENEM 2018? Há algumas dicas para quem deseja mandar bem nesse item que vale bastante no resultado final. Por exemplo, a cada ano o ENEM cobra um tema bastante atual para a redação, para isso, exige uma boa base teórica do estudante para desenvolver de forma produtiva sua redação. Os estudantes que se destacam nos vestibulares, afirmam que para ter uma boa base teórica precisa de muita leitura, como ler um título a cada duas ou três semanas, ler jornais, revistas e sites, além de treinar escrever textos pelo menos um texto por semana. Olhando os temas das redações dos anos anteriores você pode ter uma noção do que deve fazer.

Confira: Lista de temas de todas as redações do Enem.

O problema da redação do Enem 2018 em si é que muitos estudantes não estão acostumados a escrever dissertações como são cobradas e outra questão é a própria correção da prova que leva em consideração critérios subjetivos do avaliador, por isso, as correções são tão questionáveis. Isso vem melhorando nos últimos anos com o acesso a redação corrigida que os alunos podem ter através do site oficial do ENEM.

Confira: Como é corrigida a redação do Enem.

Outras dicas para fazer uma boa redação no Enem 2018 é a organização do texto, por isso, use um rascunho, antes de passar a limpo a redação para o formulário que o ENEM fornece, além de escrever com uma letra legível, pois isso conta muitos pontos e ajuda o professor que vai corrigir a prova.

Confira: Dicas para fazer uma boa redação no Enem.

Através de uma boa pontuação no ENEM o estudante pode aproveitar a nota para o SISU (Sistema de Seleção Unificada) ou tentar uma bolsa do Programa Universidade para Todos (PROUNI), e a redação do Enem tem um papel fundamental na nota no resultado final do ENEM, pois não adianta você ter tirado uma nota boa na prova e ter feito uma péssima redação, isso contará muito no resultado geral e acabará te prejudicando, portanto treinar a redação nunca é demais.

11 comentários em “Enem 2018 Redação

  1. Gente, afinal… Esse ano, teremos em mãos a correção das redações de 2013?
    Estou ansiosa para ver o que eu errei, para que eu possa melhorar no próximo Enem!!!

  2. Participei do ENEM 2012, estudei pra caramba, sem condicoes pra bancar um cursinho , me dediquei, obtive notas boas mas nao foram suficientes pra me ingressar no curso de Direito que sempre foi o meu sonho, mas ja estou no auge dos meus 50 anos me preparando paraessa proxima edicao do ENEM 2013, fe em Deus vou dar o maximo de mim . Sorte pra todos os participantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *