Enem 2018 não terá duas edições – Cancelado

O Enem 2018 só terá uma edição

O ENEM em 2018 poderá não acontecer como previsto anteriormente no meio do ano. São informações divulgadas através do Ministério da Educação, que não se trabalha com esta possibilidade do ano de 2018 ter duas edições do ENEM como previsto anteriormente. A informação pegou alunos despercebidos de surpresa, pois muitos já se preparavam para fazer o Enem no primeiro semestre, a boa notícia é que você terá mais tempo para se preparar para a edição que acontece no final do ano.

enem-cancelado-duas-edicoes

Com o cancelamento do Enem 2018 do primeiro semestre, é possível se dizer que diversos alunos foram pegos de surpresa, já que em um discurso em comemoração aos mais de um milhão de bolsistas de estudos concedidos pelo Programa Universidade para Todos o PROUNI foram concedidos, e a presidente afirmou que teriam duas edições do ENEM para 2018. Nesta ocasião foi citado inclusive que esta decisão teria sido tomada em uma concordância com o Ministro da Educação.

As prioridades do MEC

A prioridade do MEC será aperfeiçoar a realização do exame e consolidar o ENEM, o que poderia se justificar esta situação. A escolha de não realizar uma segunda edição do ENEM em 2018 servirá para que o Ministério da Educação e também o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que é responsável por aplicar as provas, possa se concentrar nos aprimoramentos do ENEM.

Foi ressaltado ainda que existirá uma edição regular das provas em 2014. Esta edição será aplicada para pessoa que se encontrarem dentro de presídios e também instituições que atuam com um mercado socioeducativo. O exame no ano anterior foi aplicado entre os dias 3 e 4 de novembro. Uma data de aplicação nos presídios foi um pouco diferente, sendo realizados durante os dias 4 e 5 de dezembro.

Segunda edição considerada para unidades prisionais ou socioeducativas

O ministro da educação cogitou a aplicação do programa para as unidades prisionais e socioeducativas como uma segunda edição do exame. Os candidatos que tiverem problemas para realizar a aplicação no início de novembro deverão ter uma chance de refazer as provas em Dezembro. Estas oportunidades serão reservadas apenas para candidatos com motivos relevantes, como por exemplo alguém que deu á luz a seu filho minutos antes de realizar as provas do processo.

A aplicação será realizada no final do ano e deve permanecer como um processo de seleção para várias universidades públicas. Acompanhe o Enem.net e fique por dentro das novidades do Enem.

5 comentários em “Enem 2018 não terá duas edições – Cancelado

  1. tem escolas falando q vai ser em outubro e outras nem sabe quando vai ser precisosaber uqndo exatamente vai ser para estudar antecipado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *