ENEM 2018 – Duas vezes ao ano – Datas

ENEM 2018 – Duas vezes ao ano – Datas
5 (100%) 1 voto

Enem Duas Vezes ao Ano em 2018

Rumores dizem que partir de 2018 o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) poderá ser realizado duas vezes ao ano, mas como sabemos, desde 2012 temos essa promessa, porém não foi concretizada ainda, será que em 2018 teremos duas edições do Enem?

enem-duas-vezes

O primeiro anúncio da suposta segunda edição foi feito durante a renuncia do então Ministro da Educação Fernando Haddad que deixou o cargo para se candidatar as eleições da prefeitura de São Paulo. Na ocasião a presidente defendeu o Exame, apesar de todos os problemas que o mesmo tem passado ao longo desses anos. De lá pra cá isso ficou apenas nos projetos, porém nada descarta essa possibilidade de futuramente termos duas edições da prova.

O comunicado também aconteceu durante o evento que comemorou a milionésima bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) outro programa que incentiva o ingresso no ensino superior.

O Enem foi defendido pela presidente apesar de todas as falhas que o exame tem. Recentemente o MEC cancelou a edição do Enem que seria realizada este ano. Uma portaria de 18 de maio de 2011 havia anunciado que, a partir de 2012, o Enem seria realizado duas vezes ao ano. A mesma portaria tinha anunciado e fixado a data do primeiro exame, para os dias 28 e 29 de abril e que a data do segundo exame, segundo a portaria ainda seria divulgado.

A Presidente Dilma, apesar da defesa também já afirmou que o Enem precisa de melhoras. Segundo ela, também o ProUni precisa de melhorias e defendeu ambos como forma democrática de acesso dos jovens ao ensino universitário.

Veja também:  Maratona ENEM 2018 - Inscrição

Outras possíveis mudanças anunciadas para o Enem em 2018 é que as provas de redação corrigidas poderão ser visualizadas online por meio do site do Ministério da Educação (MEC), isso porque as notas dos textos já deram o que falar, já que muitos candidatos se sentiram lesados por uma avaliação aquém do esperado.

O Enem 2018 em duas datas no mesmo ano seria uma forma de ampliar as chances dos estudantes de uma melhor avaliação, sem que com isso o estudante tenha que esperar mais um ano para tentar novamente uma avaliação melhor no Enem.

O Enem apresentou problemas nas duas últimas edições, desde quando passou a ser usado como forma de acesso às instituições públicos do ensino superior. Em 2009, houve furto de provas da gráfica responsável pela impressão das provas. Em 2010, houve problemas na impressão das provas; e em 2011, houve vazamento de questões em uma apostila distribuída a estudantes de um colégio em Fortaleza.

Só espera-se que com essas mudanças seja também aumentada a segurança da realização da prova, para que seja um processo justo de acesso ao ensino superior.

Mais Dicas Sobre o Enem

  • Próximo Enem 2018 – Datas Datas dos Próximos Enem em 2018 Para quem já está inscrito para o ENEM 2018 é importante estar atento ao calendário com as datas de realização das provas do Exame Nacional do Ensino […]
  • Quando Começa as Inscrições do ENEM 2018 ENEM 2018 Quando Abre as Inscrições Não perca os prazos para o exame mais esperado ao longo de todos os anos. Fique atento aos editais e acompanhe as noticias para o novo ENEM 2018 e os […]
  • ENEM 2018 Inscrições Inscrição ENEM 2018 O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) é uma grande solução para muitos estudantes que desejam e sonham mais em entrar no ensino superior, desde que a nota do […]
  • Dicas para ir bem no Enem Saiba como conseguir uma boa nota no Enem Palavra de quem tirou uma nova excelente no ENEM: Não adianta querer aprender tudo no último ano do ensino médio. Se você quer sair direto do […]
  • Como Passar no Enem Saiba como Passar no Enem O objetivo principal de quem faz a prova do Enem é entrar em uma faculdade ou universidade, mas para isso o candidato deve tirar uma nota boa na prova e […]
  • O que estudar para o Enem Saiba as matérias do Enem e confira o que estudar para a prova do Enem No processo de inscrição, o aluno que desejar participar das inscrições para o ENEM 2018 precisa escolher um local […]
Veja também:  Educacenso 2018 Censo Escolar
ENEM 2018 – Duas vezes ao ano – Datas


35 comentários em “ENEM 2018 – Duas vezes ao ano – Datas

  1. gostaria de saber se em 2014 a vera duas inscrições pra o Enem e qual a data das inscrições obrigado.

  2. Boa tarde! gostaria de saber se ás inscrições para o Enem no ano de 2014, será também 2 vezes no ano, e quando começariam?

  3. ola,gostaria de saber quando e a proxima incriçao p o enem ,se ainda vai ter esse ano de 2013,eu perdi a incriçao de maio 2013

  4. Por favo pode me dizer quando vai começar as incrisões para o enem 2013 quero fazer………. se pode ma responder acho bom

  5. Olá bom dia! sinceramente essa decisão de duas provas ao ano é um grande incentivo para quem quer ingressar em uma universidade pública ou superior por intermédio do eném.
    sabendo que pelo método anterior,o aluno teria que esperar um ano até que pudesse ter outra chance a fazer a prova do eném.
    Valeu dilma(presidente da república) pela decisão somos todos gratos por isso!
    ” A educação não é tudo na vida mas tudo na vida tém que ter educação”
    ass: william………..

  6. Gostaria de saber se haverá Prouni no 2° semestre para os estudantes que realizarem a prova no inicio do ano, ou se os alunos terão que aguardar até o ano posterior para ingressar pelo prouni.

  7. acho ótimo que teve essa ideia merece um premio muito inteligente todos que colaborarem com esta ideia
    quando se iniciara as inscrições para a primeira prova do enem ???

  8. Na minha opinião duas vezes por ano está ótimo, agora acho o valor para concorrer ao PROUNI alto se o programa é para beneficiar pessoas de baixa renda teria que ser um salário mínimo. disse:

    Na minha opinião ENEM duas vezes por ano está ótimo, agora acho o valor para concorrer ao PROUNI alto, se o programa é para beneficiar pessoas de baixa renda teria que ser um salário mínimo.O governo deveria repensar esse valor, já que é a média de salário da metade da população!

      1. também gostaria de saber, a data das duas vezes no ano. Grata

  9. Gostaria de tirar uma duvida a respeito do enem substituir o ensino medio , tenho 17 anos e estou cursando o primeiro ano , ano que vem , 2013, terei 18anos em julho , quero saber se vou poder me inscrever com essa finalidade. Grata Carol

    1. olá carolina monteiro de barros souza.

      bem,você poderá sim usar o enem para concluir o ensino médio( não fazer o ensino médio).É só se increver para fazer o enem 2013 e no ato da inscrição optar pelo certificado de conclusão do ensino médio.quando vc for fazer a inscrição você vai poder observar esta opcão de conclusão.Depois de fazer o enem e tendo todas as notas( do enem) nas mãos voce poderá pedir o seu certificado.Mas só se voce tiver mais de 400 pontos nas provas( redação,etc.) procure mais a respeito disso na internet.
      espero ter ajudado! karol

    2. Estou com um problema parecido com o seu, nesse ano faço 18 e vou fazer o segundo. Me falaram que agente pode tirar o certificado de ensino médio se agente tiver uma nota boa no enem, sem precisar terminar o terceiro, como isso funciona alguém sabe?

    1. Débora, por gentileza consulte os gabaritos e cadernos de questões dos exames anteriores para que não possa mais fazer esta pergunta.

      1. nossa gostei aprovadissimo o enem 2013 duas vezes no ano

  10. NOSSA!!!!! QUE ÓTIMO DUAS VEZES AO ANO, QUE TAL QUATRO SERIA BEM LEGAL! NÃO ACHA? BJS:TIAGO

  11. Existe diferença de ingresso nas universidades de alunos que estudam o ensino médio em escolas públicas e dos que estudam em escolas particulares , eles concorrem separadamente eu preciso tirar esta dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *