Edital do ENEM 2019

ENEM 2019 Edital

O Edital ENEM 2019 será divulgado em breve, possivelmente antes do fechamento do primeiro semestre do ano. O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira certamente fará a divulgação do edital enem 2019 em meios de comunicação de massa, como televisão, internet, rádio, jornais, redes sociais, dentre outros. Assim que houver a publicação do Edital ENEM 2019 nós vamos atualizá-lo aqui para você.

ATUALIZADO: Acesse o Edital: Edital do ENEM 2019 – Para conferir o edital atualizado acesse: enem.inep.gov.br

Por enquanto, o que se sabe é que o ENEM 2019 terá o mesmo formato da última edição, onde houve uma divisão entre as provas ENEM. Muitas pessoas reclamavam que a prova ENEM 2019 era realmente muito extensa e que, por isso, não tinham o desempenho desejado, por isso eram “vencidos pelo cansaço”.

enem-edital

Com isso, o MEC acabou alterando o formato do exame, fazendo-o em duas etapas, em finais de semana diferentes, justamente para evitar o esgotamento mental dos estudantes. Quais as novidades do ENEM 2019?

Prova ENEM 2019

Quem elabora e aplica a prova do ENEM 2019 é o Inep, que é autarquia vinculada ao Ministério da Educação, conforme visto em exames anteriores.

Como vai ser ENEM 2019

O ENEM 2019 vai ser, a princípio, idêntico às edições anteriores, salvo algumas mudanças que haviam sido requeridas pelo INEP.

As provas do ENEM 2019 serão possivelmente aplicadas em dois domingos diferentes, como ocorreu na última edição, especialmente entre os meses de outubro e novembro, em vista de que será ano eleitoral.

A prova do ENEM 2019 terá redação e questões de múltipla escolha em português, matemática, humanas, tecnologias, ciências da natureza, dentre outros. As provas de português e humanas virão antes, seguidas das de matemática e ciências naturais, posteriormente.

Veja também:  Próximo Enem 2019 - Datas

São 45 questões na prova do ENEM para cada matéria, como sempre.

edital-do-enem

Edital ENEM 2019

O Edital ENEM 2019 sairá na página do INEP, na internet. É possível que até o começo de abril o edital enem 2019 já seja publicado no DIOE. É importantíssimo que você leia o edital da prova do enem para que não haja nenhuma dúvida com relação a horários, sobre o que pode ou não levar no dia da prova, matérias, documentos, dentre outras informações bem relevantes.

Acesse o Edital: Edital do ENEM 2019 – Para conferir o edital atualizado acesse: enem.inep.gov.br

Cronograma do Enem 2019

O cronograma ENEM 2019 sairá junto com o edital ENEM 2019. Em regra, o MEC acaba divulgando um pouco antes em meios de comunicação de massa se houve ou não alguma alteração para essa edição.

Só que tudo isso será confirmado com a publicação do edital ENEM 2019.Logo, fique atento e saiba exatamente quais os prazos do ENEM 2019, para que você não perca essa grande oportunidade.

Inscrições ENEM 2019

As inscrições ENEM 2019 serão abertas após a abertura do edital ENEM 2019, com pelo menos 30 dias de antecedência. Talvez haja alguma alteração por conta das eleições que ocorrerão este ano.

É possível que o ENEM 2019 seja realizado no próximo ano, a depender da data constante no edital.

enem-cronograma-datas

Notas ENEM 2019

Depois da realização das provas ENEM 2019, as notas do ENEM serão divulgadas na página do MEC.

A importância do ENEM é enorme. Tirando nota boa no ENEM 2019 você terá muitas possibilidades de prosseguir com os estudos nas faculdades mais conceituadas do Brasil.

Veja também:  Guia do Enem 2019

Usando a nota do ENEM 2019 você pode ter acesso a vagas em universidades públicas pelo SISU; poderá ganhar bolsas do Prouni e do Pronatec, inclusive. Especialmente pelo SISU, basta que você faça a inscrição na faculdade que quiser, em qualquer lugar do Brasil, e participar do processo seletivo SISU.

Não é fácil passar no SISU 2019, mas mesmo assim, as vagas precisam ser preenchidas. Tirando uma boa nota, você pode ter mais chances de entrar no SISU 2019.

Já pelo Prouni 2019 você poderá conseguir bolsas de estudo parciais ou integrais em boas faculdades conveniadas ao MEC, sem pagar muito por isso. Mas mesmo fazendo o ENEM 2019, precisa saber que há outros requisitos a serem preenchidos para conseguir vagas na rede pública de educação ou bolsas de estudo pelo Prouni.

Há, finalmente, diversas universidades públicas que dão descontos para alunos que tiraram boa nota no ENEM 2019. Isso vai depender da política de cada universidade, mas caso você não consiga ou opte por isso também é vantajoso fazer ENEM 2019.

Tirou todas as suas dúvidas sobre ENEM 2019? Fique atento aos prazos, datas, regulamento e consiga prosseguir com os estudos.

É importante que você estude para fazer ENEM 2019. Essa é uma oportunidade de ouro para você! Mas caso não tenha o desempenho esperado, não há problema. Ao menos uma vez ao ano há prova do ENEM para que você possa fazer.

Acesse o Edital: Edital do ENEM 2019 – Para conferir o edital atualizado acesse: enem.inep.gov.br

Mais Dicas Sobre o Enem

  • Alterar Dados de Cadastro do ENEM – Página do Participante Como alterar dados ENEM? Como se sabe, para fazer ENEM é preciso fazer cadastro no site do MEC, em página que abre especialmente para isso. Entretanto, erros acontecem e não é raro que ou […]
  • O que estudar para o Enem Saiba as matérias do Enem e confira o que estudar para a prova do Enem No processo de inscrição, o aluno que desejar participar das inscrições para o ENEM 2019 precisa escolher um local […]
  • Perguntas e Respostas do Enem 2019 Veja as Perguntas e Respostas do Enem 2019 publicadas pelo INEP As perguntas e respostas do Enem 2019 foram publicadas em um Guia pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas […]
  • Enem 2019 – Acesso a redação corrigida Redação Corrigida do Enem 2019 Confira informações sobre o acesso a redação do Enem 2019 e se o candidato tem direito ou não a revisão e o acesso dessas redações após corrigidas pelo MEC. […]
  • Maratona ENEM 2019 – Inscrição ENEM 2019 Maratona A maratona do ENEM 2019 está apenas começando. Depois de mais uma edição bem sucedida, contando com a participação de milhões de estudantes em todo o Brasil, o […]
  • Emissão GRU ENEM – 2 Via Boleto 2 Via Boleto ENEM As inscrições do ENEM ocorrem em meados de cada ano. O Inep Instituto Nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira sempre divulga um edital contendo […]
Veja também:  Maratona ENEM 2019 - Inscrição
Edital do ENEM 2019


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *