Como é corrigida a redação do ENEM?

Redação do Enem Corrigida

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem como pontos polêmicos a redação que é questionada a forma como é corrigida a prova de redação do ENEM, o que acabou até gerando que alguns candidatos entrassem com processos para pedir acesso à prova de redação e que as mesmas fosse recorrigidas. Confira como funciona a correção da redação do Enem.

enem-redacao-corrigida

O critério de correção das provas de redação do ENEM é campeão de reclamações justamente porque são critérios subjetivos. Por conta do aumento de reclamações e de até petições na justiça pedindo para ter acesso às provas de redação, desde a edição de 2012, os candidatos tem acesso às provas de redação.

Quanto como estas provas de redação são corrigidas elas passam pela correção de três avaliadores. Inicialmente dois corretores veem a prova e se houver diferença de notas maiores de 300 pontos, em relação à nota que cada um atribuiu, um terceiro corretor vê a prova para decidir dar a nota final. Os avaliadores podem dar notas de 0 a 200 pontos em cada um dos seguintes itens: compreensão da proposta do tema da redação, domínio da norma padrão da língua portuguesa, seleção e organização das informações, demonstração de conhecimento da língua portuguesa necessária para a argumentação de ideias, elaboração de proposta de solução para os problemas abordados, considerando as diferenças socioculturais. A nota final é resultante de uma média aritmética da pontuação dada em cada tópico pelos dois corretores. No caso do terceiro corretor não entrar em um consenso com os dois corretores anteriores, a redação será corrigida por uma banca examinadora composta de outros três corretores que é presidida por um doutor.

Existem algumas situações que o candidato pode zerar na nota da redação: não atender a proposta solicitada (o que é bem grave, já que aponta que o candidato tem péssima noção de compreensão de texto), não ter texto escrito na folha de redação, redação com até sete linhas, linhas com cópia dos textos motivadores que são apenas para servir de apoio para o candidato, redação com impropérios, entre outras formas que podem anular a prova. Por isso, antes de questionar alguma correção da redação do Enem, veja a forma como você escreve seu texto. No site oficial do INEP você tem acesso a redação do Enem corrigida.

3 comentários em “Como é corrigida a redação do ENEM?

  1. Minha filha fez enem em 2012 e tirou 930 na redação, e fez 93 acertos, esse ano ela fez 117 acerto e ainda não temos a nota da redação, ela pode usar esta nota de 2012, com o resultado das objetivas de 2013, que foram melhores que ano passado, se a nota da redação deste ano não for a mesma ou maior que a de 2012? preciso deste esclarecimento. Obrigada, att, Magale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *