Calendário Escolar 2018

Calendário Escolar 2018
5 (100%) 1 voto

Calendário Escolar 2018

Sempre no no final do ano, esse é o período em que os Estados e os Municípios começam a divulgar os calendários escolares 2018, ao menos em relação às escolas públicas.

Em regra, fica a cargo dos Estados e dos Municípios a educação a nível médio e fundamental, respetivamente. Também há que se considerar que há muitas escolas que são de competência de manutenção da União e que também terão calendários escolares 2018 diferenciados.

calendario-escolar

Calendário Escolar Escolas Municipais 2018

Para verificar o calendário escolar das escolas municipais, você deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação da sua cidade e perguntar quais datas foram definidas, como início, férias e término.

Calendário Escolar Escolas Estaduais 2018

Já em relação às escolas estaduais, geralmente fica a cargo da Secretaria de Educação de cada um dos Estados definir as datas de início, de férias escolares e do término do ano letivo 2018.

Desse modo, se você quiser mais informações a respeito disso, deverá contatar a Secretaria Estadual de Educação do seu Estado, para saber se essas datas já foram definidas.

Além disso, é necessário expor que em virtude de greves e outras questões, como problemas naturais (enchentes, queimadas etc.) muitas escolas estaduais e municipais tiveram interrupções dos seus períodos escolares. Com isso, o calendário escolar 2018 pode ter sofrido alterações em relação às datas, para que os alunos possam cumprir toda a carga horária determinada pelo Ministério da Educação.

É bom salientar que embora os Municípios e Estados tenham autonomia para definir os calendários escolares 2018, tudo é feito com base em normas determinadas pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC.

Veja também:  Educacenso 2018 Censo Escolar

calendario-escolar-datas-feriados

Calendário Escolar Escolas particulares

Já o calendário escolar das escolas particulares 2018 obedece ao mesmo sistema predeterminado pelo MEC.

Desse modo, se você quiser saber o calendário escolar das escolas particulares, deve contatar a instituição de ensino escolhida para saber todas as informações a respeito do início do novo ano letivo.

Em regra, as escolas particulares disponibilizam o calendário escolar 2018 no ato de rematrícula, até para que os estudantes possam saber como definir suas férias ou para maior planejamento familiar.

Calendário Escolar Escolas Federais

Finalmente, em relação ao calendário escolar das escolas federais 2018, em regra, seguem as determinações do MEC.

Caso se trate de instituição de ensino superior, isso deverá ser definido pela reitoria e demais órgãos agregados. Também será no ato da rematrícula que os estudantes terão ciência a respeito das datas e prazos que envolverão o início das aulas em 2018.

Caso se trate de escola ou colégio federal, como é o caso do Instituto Federal do Paraná, Colégios Militares, Universidades Tecnológicas Federais de todo o País, que oferecem ensinos médio e técnico, os prazos também determinarão as caras horárias mínimas permitidas pelo MEC, além de outros fatores como greves e outras questões que ensejaram, se for o caso, a interrupção do período escolar.

Mais Dicas Sobre o Enem

Veja também:  Enem Página do Participante
Calendário Escolar 2018


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *