10 Mitos sobre o ENEM – Verdades e Mentiras

Verdades e Mentiras sobre o ENEM

Em uma pesquisa realizada por diversos professores a nível universitário realizado na cidade de Porto Alegre, foram desvendados alguns mitos que você certamente poderá escutar sobre o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, que mais uma vez bateu recordes de inscritos, além disso a seguir daremos algumas informações sobre o assunto bem como algumas mentiras e verdades do Enem que podem lhe ajudar bastante na hora de você entrar na faculdade.

10-mitos-do-enem

Existe um mito do Enem de que quando não se sabe a resposta, a melhor alternativa é se deixar a questão em branco, o que é totalmente mentira. Ao inverso de diversos métodos de avaliação, você certamente não perderá pontos se errar a pergunta. Se por acaso não souber, procure analisar a questão e verificar se as respostas não podem ser encontradas em outras questões, em último caso chute (veja técnicas de chute para o ENEM). A folha de respostas sempre é corrigida por computadores, e por este motivo se deixar em branco automaticamente ela será considerada incorreta.

Diversas questões podem ter pesos diferentes, isto é uma grande verdade, as questões possuem valores diferentes porém o número de pontos de cada uma não é divulgado, certamente alguém que acerta o mesmo número de questões de um colega ou mais poderá ter uma nota bastante diferente ou até menor.

A nota do Enem jamais irá prejudicar você na hora de entrar na faculdade, se você achar que ela é muito baixa, ela não irá lhe prejudicar neste sentido.

Diversas universidades podem combinar as notas do Enem com o resultado do vestibular por exemplo, por este motivo é sempre interessante se informar a nota do Enem durante todo este processo de seleção. É muito aconselhável sempre se informar as notas do Enem durante todos os processos de seleção, isto se a instituição pedir como parte do processo. Se por acaso a nota do processo for baixa para prejudicar o vestibulando a nota será desconsiderada para a instituição por exemplo e o aluno poderá optar por fazer o vestibular da própria faculdade e não usar a nota do ENEM (Em alguns casos é levado em consideração apenas a nota do Enem no vestibular, principalmente em universidades federais).

O estudo do Enem deverá ser realizado como se estuda para o vestibular, isto é a mais pura verdade. Se preparar para as provas fazendo questões de provas anteriores e treinar a interpretação é algo que precisa de paciência e a prática leva a perfeição.

Se você chegar atrasado, você poderá fazer a prova mesmo já em andamento: mentira! Se você não chegar antes do horário, você não poderá realizar a prova, portanto se programe para chegar no local da prova do Enem com antecedência para evitar imprevistos.

A redação tem pouca importância na nota final: mais uma mentira. Não adianta você acertar tudo na prova e fazer uma redação horrível e totalmente fora do contexto, a nota da redação é muito importante e por isso você deve se preparar bem para fazer uma boa redação e garantir uma boa nota (Veja Dicas de Redação para o Enem).

Fique atento com esse mitos, aqui no site damos várias dicas para você mandar bem no Enem. Com estas dicas certamente você irá se dar muito bem ao realizar a prova do Enem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *