Confira as Vagas do Enem

Hoje em dia os jovens estudantes e principalmente aqueles de baixa renda possuem diversas alternativas para que consigam bolsas de estudos em instituições privadas. Saiba que por meio do Exame Nacional do Ensino Médio ou simplesmente Enem como é conhecido popularmente é possível dispor desses benefícios. Para muitas pessoas, o Enem é apenas uma prova para avaliar estudantes do ensino médio, saiba que o mesmo possui outras finalidades.

vagas enem 300x226 Vagas Enem

O Enem é muito importante para muitos jovens estudantes do ensino médio, pois como relatado acima o mesmo é uma fonte alternativa para jovens de baixa renda. Saiba que muitos programas como, por exemplo, o Fies e o ProUni usam a nota do Enem como base em seu processo seletivo, principalmente o ProUni. Lembrando que os programas citados acima oferecem bolsas de estudos e financiamento de seu curso em instituições privadas.

Uma dúvida bastante frequente entre os candidatos que realizam o Enem com o intuito de conseguir bolsas de estudos é quanto às vagas oferecidas. Saiba que esta é uma dúvida simples o próprio Enem poderá lhe ajudar. Saiba que muitas dessas vagas são oferecidas pelas instituições de acordo com a nota do aluno no Enem, ou seja, avaliam e enviam a vaga por meio do Sistema de Seleção Única, ou simplesmente Sisu como é conhecido popularmente.

O Sisu é um sistema informatizado e administrado pelo Ministério da Educação, a responsabilidade do mesmo é justamente administrar o processo seletivo referente às vagas enviadas pelas instituições privadas. Após isso, o Sisu irá selecionar os alunos que obtiveram uma boa nota no Enem e iniciar o processo seletivo.

Para que você possa concorrer diretamente a essas vagas em instituições privadas é preciso se inscrever no Sisu e ter feito a sua prova do Enem e o resultado da redação deverá ter nota superior à zero. Para conferir as vagas disponíveis ou até mesmo para se inscrever você pode acessar o site oficial do Sisu.

O candidato escolhe no exame uma ou duas opções de curso e instituição em ordem de sua preferência e poderá alterar esses dados até o fim do período de inscrições que ocorrerá no final de janeiro de 2013.

Portanto se você for bem no Enem, além de poder ganhar uma bolsa integral ou parcial, pode eliminar o vestibular dependendo da instituição que escolher para cursar.




Compre a Apostila para o Enem 2014 e garanta uma boa nota!