Inscrições para o Sisu

Para participar do Sistema de Seleção Unificada – SISU, você precisa obrigatóriamente ter feito a prova do Enem, confira informações sobre as incrições e a nota que você deve tirar no Enem para conseguir uma vaga através do Sisu.
sisu enem Site do Sisu   Inscrições, Notas, Resultados

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) abriu inscrições que ofereceram início desse ano, 108.552 mil vagas em universidades federais e instituições públicas de ensino brasileiras. As vagas foram distribuídas em 3.327 cursos de universidades federais e institutos federais de ensino técnico.

Para a inscrição no SISU é necessário que o candidato tenha feito Exame Nacional Do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior (ou no mesmo ano). A partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio que o candidato poderá pleitear uma vaga em uma instituição de Ensino Superior. Você deverá conferir a sua pontuação no resultado do Enem.

Os candidatos ao SISU devem acessar site no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br e informar o número de inscrição no ENEM e escolher até duas opções de vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

Ao acessar o SISU os interessados encontrarão a página com as notas e as opções de escolha do curso e faculdades. Estas opções são calculadas de acordo com o peso adotado por cada uma das instituições.

O candidato terá cinco dias para se inscrever. Durante esse período, o candidato poderá alterar suas opções e será considerada válida a última inscrição realizada.

Todos os dias, durante a madrugada, o sistema divulgará as notas de corte (nota mínima exigida para cada curso). A nota de corte varia diariamente de acordo com as notas no ENEM e por modalidade de concorrência. O candidato aprovado na primeira chamada, mesmo não fazendo a matrícula, será excluído automaticamente do SISU.

O SISU terá duas chamadas no primeiro semestre, inicialmente com a divulgação do resultado da primeira chamada e, posteriormente, da segunda. Os candidatos que não foram selecionados nas duas listas poderão declarar interesse na lista de espera, no período posterior ao resultado das chamadas. Esta lista será divulgada em período futuro.

Os resultados do primeiro SISU 2012 já foram divulgados dia 26 der janeiro. Aqueles que foram selecionados deveriam comparecer junto à instituição de ensino do curso correspondente para a realização da matrícula.

A próxima edição do SISU 2012 ocorrerá nos meses de junho e julho de 2012, quando as instituições de ensino divulgarão as vagas do SISU oferecidas para o segundo semestre.