Datas dos Próximos Enem em 2016

Para quem já está inscrito para o ENEM 2016 é importante estar atento ao calendário com as datas de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. O Enem 2016 poderá ter duas edições (Nos 2 anos anteriores também tivemos boatos de que a prova teria duas edições, porém nada se concretizou). Caso se confirme a realização de duas edições do exame, a primeira deverá acontecer no primeiro semestre no final do mês de abril, já a prova do segundo semestre será entre o final de outubro ou o começo do mês de novembro. De acordo com o MEC e o Ministério Público Federal, os participantes terão acesso à correção de suas provas de redação, como já vem acontecendo nos últimos anos, essa medida é bastante importante, pois muitos participantes de questionavam sobre como eram feitas tais correções, e podendo ver a redação corrigida a nota fica mais transparente.

A prova é obrigatória para quem termina o ensino médio e se torna mais uma chance para aqueles que não teriam condições de pagar uma universidade, realizar este sonho. O candidato para obter o certificado do Enem,  deverá ter 18 anos completos e ter atingido o mínimo de 400 pontos nos conhecimentos gerais e 500 pontos em redação.

No Enem 2016 o primeiro dia, sábado, acontecerá as provas de ciências da Natureza, Ciências humanas e questões atuais e antigas.  No segundo dia, domingo, será a de redação, linguagens e matemática. Muitos participantes acham o segundo dia mais cansativo, pois já houve um desgaste do primeiro dia e a redação requer um cuidado especial, exceto para quem gosta mesmo de escrever e está bem informado sobre o tema da redação da prova do próximo Enem 2016.

Outra dica imperdível sobre as provas são alguns dos temas atuais que poderão cair na prova do Enem de 2016. São elas: União civil entre homossexuais reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Tragédia no Japão, com Tsunami e Terremotos, Censo demográfico, ascensão da mulher no Brasil, exemplo da posse de Dilma Rousseff, como a primeira mulher Presidente do Brasil. Protestos e manifestações no Brasil, casos sobre o mensalão, código florestal, Aids, Fuso-horário no Acre, Copa do Mundo e Olimpíadas, morte de Osama Bin-Laden, bibliografias não autorizadas e sobre a China, com abordagens sobre parcerias com o Brasil. Portanto estude bastante esses e outros temas da atualidade para mandar bem no próximo Enem 2016 e garantir uma boa nota.




Compre a Apostila para o Enem 2016 e garanta uma boa nota!