Veja qual é a validade do Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), como todos já devem saber, é o novo acesso direto do estudante já possui o ensino médio completo ou acabou de concluir para a faculdade e universidade de acordo com sua nota no exame e concorrência na instituição de ensino. Muitos estudantes passam o ano inteiro estudando, se preparando para a prova do Enem, que hoje em dia é decisiva para o seu futuro na graduação de seus sonhos. Apesar de haver diversas informações – principalmente na internet – sobre o Enem, ainda ficam algumas dúvidas, como a que vamos abordar nesse artigo que é a Validade do Enem, onde muitos questionam “Quanto tempo vale o Enem” – ou seja – por quanto tempo o estudante ainda pode utilizar a sua nota do Enem para se inscrever e tentar uma vaga num curso nas universidades e faculdades do país? A seguir, responderemos a essa pergunta além de outros detalhes.

Enem Validade Enem Validade   Quanto tempo vale o Enem

Quanto tempo vale o Enem, na verdade?

O Enem, cuja realização é anual, através do MEC (Ministério da Educação), permite que o estudante concorra a uma vaga em cursos de graduação em todo o país, através dos programas Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Muitos questionam “Quanto tempo vale o Enem?”, porque nem sempre podem sair de sua cidade, por exemplo, para fazer faculdade fora, mas infelizmente, a resposta para essa questão é: O estudante que fez o Enem, somente poderá usar sua nota em dois momentos do ano (que é sempre o ano seguinte ao que ele fez o Enem). A primeira vez, usa-se para concorrer a uma vaga nas faculdades pelo Prouni, e a segunda para concorrer pelo Sisu para vaga em alguma universidade. As inscrições nesses programas são feitas no primeiro e segundo semestre do ano. Portanto, a Validade do Enem é limitada pelo período de inscrições nesses programas.

Assim, quando alguém tiver dúvida quanto à Validade do Enem, perguntando Quanto tempo vale o Enem, você já pode ajudar respondendo com o que aprendeu aqui.




Compre a Apostila para o Enem 2014 e garanta uma boa nota!