Histórico Escolar Enem

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e que ficava responsável por emitir os certificados de conclusão das etapas do ensino básico, ou seja, o ensino fundamental e o ensino médio. Mas, hoje, quem está responsável pelo certificado de conclusão do ensino médio, é o ENEM, o exame nacional do ensino médio. Sendo assim, o Encceja serve apenas para o ensino fundamental, essa decisão foi tomada em 2008.

enem historico escolar Enem   Histórico Escolar

Hoje o ENEM já é a porta de entrada mais fácil para a universidade. Mesmo assim, boa parte dos inscritos, procura a prova para certificar a sua conclusão do ensino médio. Essa modalidade de prova está disponível para escolha no momento da inscrição do aluno no INEP, para fazer a prova do ENEM. Nesta modalidade, a nota da prova servirá para avaliar o desempenho do aluno e assim, emitir para este aluno, seu certificado de conclusão do ensino médio. Mas é claro que existem regras para poder participar do Exame nesta modalidade. A primeira regra é a de que o aluno deve ter 18 anos completos, até o dia da prova do ENEM.

O resto do processo é muito simples. Tendo 18 anos completos até o dia da prova, o aluno deve, ao se inscrever, selecionar a opção de prova para obter certificado de conclusão do ensino médio, senão, não vai valer de nada, uma vez que a outra opção serve para o ingresso no ensino superior, o que requer o ensino médio completo. Para obter o certificado, o aluno tem que tirar, pelo menos 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento da prova e, no mínimo, 500 pontos na redação. Uma nota inferior a esta, não atesta sua conclusão. Com o resultado em mãos, o aluno deve procurar a secretaria de educação do município.

Na secretaria, o aluno deverá apresentar documento de identidade e CPF, originais e com cópias, comprovante de residência, o seu histórico escolar e seu certificado de conclusão do ensino fundamental, tanto o original, como uma cópia, declaração de não-conclusão do ensino médio, assinada, que é emitida pela secretaria de educação e uma declaração de autorização do uso dos resultado para atestar a conclusão, que também é emitida na secretaria. Para verificar as secretarias e instituições responsáveis por emitir as declarações e certificados, acesse a lista no arquivo: http://vestibular.brasilescola.com/baixar/98e30ac4f9f2ea35dfb5826ddf168765.zip.

Vale lembrar que com o certificado de conclusão do ensino médio, o aluno também pode concorrer às vagas nas universidades. Portanto, se você quiser certificar sua conclusão e ir direto para a faculdade, leia nosso artigo sobre o que estudar para o Enem e o que cai na prova do ENEM.