Faculdades Federais e Particulares que aceitam o Enem

Como se sabe o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem o objetivo de fazer com que o estudante que obter uma boa nota no exame concorra a uma vaga em Faculdades Federais e Particulares de todo o país, usando os sistemas Sisu e Prouni. Para que isso seja possível é preciso que Faculdades Federais e Particulares tenham aderido ao Enem como vestibular para admitir alunos que tragam suas notas obtidas no Enem, para usar para matricular-se na instituição. A seguir, vamos conferir uma lista com as principais Faculdades Federais e Particulares que usam a nota do Enem para seleção de novos alunos.

enem faculdades Enem   Faculdades Federais e Particulares

Algumas Universidades, Faculdades Federais que aceitam o Enem como admissão (total ou parcial):

REGIÃO CENTRO-OESTE

UFG; UFMS; IFMS; PUC-Goiás.

REGIÃO NORDESTE

UFAL; UFBA; UFPB; UFCG; UFMA; UFPE; UFPI; UFRN.

REGIÃO NORTE

UFAM; Unifap; UFPA; UFRR; IFAC.

REGIÃO SUDESTE

UFES; UFMG; UniRio; UFRJ; UFRRJ; PUC-Minas; PUC-Rio; FGV-Rio .

REGIÃO SUL

UFPR; UTFPR; UFRGS; Unipampa; UFSC; UFFS; UERGS.

A lista completa com mais Universidades Federais e também com Institutos Federais de todos os estados (quase todos os IFs aceitam o Enem) que usam Enem como vestibular para os estudantes que desejam fazer o curso a sua escolha, se encontra disponível em: Enem – Lista de Universidades Federais.

A lista com as principais Faculdades Particulares que usam o Enem pode ser conferida nesse site: Lista de Faculdades que aceitam a nota do Enem.

Vale lembrar que, é bom pesquisar com atenção quais as vagas disponíveis para o curso que você deseja fazer seja nas Faculdades Federais ou Particulares usando o Enem, sendo importante também estar consciente de sua nota para concorrer a uma vaga. As Faculdades Federais e Particulares que usam o Enem como Vestibular são bastante concorridas, então o conselho é se esforçar para obter a melhor nota possível no Enem.

Uma lista com as Faculdades Federais e Particulares que usam o Enem como vestibular também pode ser conferida no site do MEC, em: http://www.mec.gov.br/.