Atualidades Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais procuradas e disputadas pelos estudantes que buscam uma vaga nas universidades públicas. O bom desempenho do estudante neste exame vai-lhe garantir uma vaga em uma boa universidade pública.

enem atualidades Enem Atualidades

Uma das matérias cobradas no exame é a redação do ENEM que exige do estudante-candidato além de conhecimento em ortografia, sintaxe, concordância e muito bem a gramática da língua portuguesa, saber também sobre os temas da atualidade, estar bem informado para saber desenvolver brilhantemente o texto da redação sobre o tema proposto de serem cobrados.

Entre os temas prováveis de serem, exigidos pelo ENEM podem ser vários. Lembrando que a prova de redação do ENEM não vai cobrar o tema de forma direta, mas de forma dedutiva, ou seja, o aluno terá que deduzir sobre o tema que geralmente está implícito no texto de apoio da prova. Entre os temas destacamos alguns: um dele é sobre Meio ambiente, conceitos relacionados a desenvolvimentos sustentáveis, assim como temas relacionados ao Novo Código Florestal, saber quais os interesses ouvidos nessas mudanças e as mudanças propostas com o novo código. Outro assunto que pode ser recorrente é sobre questões energéticas, como fontes alternativas de energia, entre outros temas relacionados;

Alguns outros temas da atualidade do ENEM prováveis de cair na prova de redação do ENEM é sobre a China, como sobre seu desenvolvimento econômico, sua importância para economia internacional suas diferenças regionais e quadro natural. O mundo árabe-muçulmano é um tema recorrente já que sempre vem à baila com novos acontecimentos pelo Oriente Médio. Entre os temas relacionados a este tema estão: a crise da Síria, repressão das sanções contra Irã e Síria, etc.

Seguem como tema da atualidade recorrente nas provas em geral ale, do ENEM: xenofobia, crises econômicas e no capitalismo, questões demográficas (como o CENSO no Brasil), movimentos e questões sociais e efêmeras (datas importantes da História, principalmente anos redondos) Uma ótima fonte de atualização nos temas da atualidade podem ser jornais, revistas e internet e publicações específicas presentes nas bancas, como revistas que propõe a discutir sobre alguns dos temas da atualidade. Com esse preparo não tem como não se sair bem na prova e na redação do ENEM.