Provas do Enem dos anos anteriores

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das avaliações mais disputadas entre os estudantes que desejam ingressar em uma boa universidade pública.  No último ENEM somente em Minas Gerais concorreram uma boa posição para ingressar em uma universidade cerca de 650 mil estudante e cerca de 4,1 milhões em todo o país. Confira alguns dados e as provas do Enem dos anos anteriores.

enem anos anteriores Enem Anos Anteriores

O ENEM foi criado em 1998 pelo governo federal com objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao final do ensino médio, mas muitos estudantes já fizeram o ENEM no segundo ano do ensino médio para testar como anda os estudos e o desempenho. Somente em 2009, o ENEM foi usado como mecanismo de seleção dos estudantes concorrerem uma vaga em uma universidade pública ou de grande renome.

O ENEM nos últimos anos teve grande descrença por conta do método de avaliação e problemas de provas que vazaram.

Para quem quiser se preparar para o ENEM pode estudar a partir da prova do ENEM dos anos anteriores, como as redações que é a grande preocupação dos estudantes e futuros candidatos do ENEM. Desde 2007, os temas explorados pelo ENEM nas redações são os assuntos polêmicos de ordem social, por isso, precisa o estudante se preparar anteriormente com muitas leituras para poder saber desenvolver bem as suas ideias e estar informado sobre os assuntos da atualidade.

Você pode conferir algumas dessas redações e temas das provas dos anos anteriores, inclusive com os textos base e comentários sobre a redação e seu tema que pode ser útil para saber como fazer a redação de determinado tema.

Veja um exemplo de Prova de anos anteriores do ENEM clicando no seguinte link: Prova Enem Anos Anteriores.

Entre os temas da redação dos anos anteriores desde a criação do ENEM em 1998 foram: Viver e aprender, Cidadania e participação social, Direito da Criança e do Adolescente: como enfrentar o Desafio Nacional; Desenvolvimento e Preservação ambiental: como conciliar os interesses em Conflitos; O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita, entre outros assuntos que podem ser conferidos no link: Todos os temas das Redações do ENEM.