Português no Enem – Dicas

A grande maioria dos brasileiros já deve ter ouvido falar no ENEM, famoso Exame Nacional do Ensino Médio. Trata-se de uma prova com várias questões de múltipla escolha, que serve para todas aquelas pessoas que já completaram o ensino médio e almejam ingressas em uma universidade, seja ela pública ou privada. Confira algumas dicas de português para a prova do Enem.

dicas portugues enem Dicas de Português para o Enem

Algumas faculdades utilizam a nota do exame como parte da média total, juntamente com a média obtida no vestibular respectivo ao ano em questão. Outras aceitam alunos somente pelo desempenho do ENEM, tomando a nota como média geral.

O conhecimento adequado da língua portuguesa é essencial para que o aluno realize uma boa prova. Questões de português constituem boa parte do exame, sem falar na redação, onde é preciso muita técnica e atenção para fazer algo realmente bom.

Existem algumas dicas importantes, que o estudante pode levar em consideração para ter um bom desempenho nas partes da prova que exigem conhecimentos da língua portuguesa. Seguem algumas delas.

Como todos devem imaginar, uma dica que não pode faltar quando o assunto é português é o exercício da leitura. Ler é a melhor maneira de conhecer e exercitar a língua. Muitas vezes, pessoas acostumadas a ler podem resolver questões tranquilamente, sem sequer saber direito as regras, apenas lendo as questões e avaliando-as pelo conhecimento que possuem.

Quando falamos em redação do Enem, ler bastante não é o suficiente. Para escrever um bom texto, é preciso saber argumentar e, além disso, saber defender os próximos argumentos com outros ainda melhores. Difícil? Nem tanto. Tudo requer prática, atenção e estudo.

Apesar do que foi falado acima, a respeito da leitura, estudar as regras gramaticais também é de extrema importância, tanto para escrever uma boa redação, como para conseguir resolver algumas questões nesse segmento.

Outra dica crucial é treinar bastante a interpretação de texto. Saber procurar respostas e entender o que lê é fundamental para resolver vários exercícios.

Com todas essas dicas levadas a sério, a língua portuguesa não será problema para os candidatos do ENEM.