Matéria de História para a prova do Enem

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que acontece sempre no final do segundo semestre de cada ano e pode ser realizado por qualquer aluno que tenha concluído ou esteja no ano de conclusão do ensino médio.
enem historia Dicas de História para o ENEM

A prova tem a finalidade de ajudar o candidato a inserir-se em uma instituição de ensino superior. Esse ingresso na instituição através do nota do Enem pode ser feito de duas formas diferentes: através do Sisu (sistema que insere alunos em universidades públicas, usando como único processo seletivo a nota do Enem) ou por meio de alguma instituição que use a nota obtida no exame como parte da nota de algum processo seletivo, normalmente o vestibular.

Deixando as explicações de lado e indo ao que interessa. O Enem é um exame que cobra do aluno diversas matérias que o mesmo já viu ao longo do ensino médio, e uma das matérias que merecem estudo está a História.

Alguns sites já divulgaram o que é importante estudar para História no Enem. Segue uma lista de tópicos de o que estudar de história para a prova do Enem:

Crise do Sistema Feudal (Gênese e Características, Apogeu, Crises do Século XIV, Formação dos Estados Nacionais Modernos).

Transição Feudalismo-Capitalismo (Expansionismo Marítmo Europeu, Renascimento, Movimentos Religiosos, Mercantilismo, Absolutismo).

Sistema Colonial nas Américas Espanhola e Inglesa (Sistemas Coloniais nas Américas Espanhola e Inglesa).

Sistema Colonial no Brasil (Período Pré-Colonial, Política, Economia, Sociedade e Cultura Coloniais).

Consolidação do Capitalismo e da Ordem Burguesa na Europa (Bases Científicas e Filosóficas do Pensamento Liberal, Revolução Gloriosa, Revolução Francesa, Período Napoleônico, Revolução Industrial).

Crise do Sistema Colonial nas Américas Inglesa e Espanhola (Revolução Americana, Crise do Sistema Colonial na América Espanhola).

Crise do Sistema Colonial no Brasil (Movimentos de Contestação, Período Joanino, Independência).

Ordem Européia do Século XIX (Congresso de Viena, Europa Pós-Viena, Política das Nacionalidades, Movimento Operário, Neocolonialismo).

América do Século XIX (Os Estados Unidos e a América Latina no Século XIX).

Ordem Imperial Brasileira (Primeiro Império, Regências, Segundo Império).

Século XX (Pós-Guerra, Grandes Questões da Atualidade, República Oligárquica).

O Brasil de 1889 até 1930 (Crise da Monarquia e as Origens da República, Instabilidade Inicial da República, Economia, Movimentos Operários, Política, Revolução de 1930).

República Nova (República Populista, Brasil de 1930 até 1964, República dos Militares, Brasil de 1964 até 1985, Nova República).

O Brasil de 1985 até os dias atuais.

América Latina no Século XX (Evolução Econômica e Política).

Estudando esses itens com certeza você se dará bem na prova do Enem, pelo menos na matéria de história.