Inglês e Espanhol no Enem

Uma das grandes dúvidas dos estudantes que vão enfrentar as provas temidas do Exame Nacional do Ensino Médio, ou conhecido apenas como ENEM, é em relação ao idioma estrangeiro que será escolhido para ser respondido na prova. Isso porque atualmente a organização do ENEM dá duas opções para os candidatos que estão fazendo as suas provas: Inglês e Espanhol. Veja como escolher entre espanhol e inglês no Enem e saiba qual é a melhor opção para você.

ingles espanhol enem Como escolher entre inglês e espanhol no Enem

As provas de língua estrangeira no Enem sempre acabam sendo parecidas, e o peso em termos de nota sempre serão os mesmos nos dois idiomas. A diferença realmente é o conteúdo. Por isso vamos, vamos conferir algumas vantagens e desvantagens em cada escolha de idioma entre o espanhol e o inglês no Enem.

Espanhol no ENEM

Muitas pessoas que decidem escolher o espanhol para a sua prova no ENEM acabam achando que o idioma é mais fácil que o inglês porque existem muitas coisas em comum com o português. Além disso, as pessoas também acabam achando que todas as questões de espanhol serão relacionadas apenas a compreensão dos textos. O que os estudantes acabam esquecendo é que existem também as questões relacionadas a gramática, que é completamente diferente do português.

No espanhol é muito importante que os estudantes prestem atenção nos chamados Falsos Cognatos, que são as palavras que são iguais aos do português, mas com o significado completamente diferente. Geralmente as pessoas acabam realmente caindo nestas pegadinhas que são muito exploradas nas questões de espanhol no ENEM.

Inglês no ENEM

Apesar de ser considerado um idioma um pouco mais complicado, vale lembrar que a cultura norte-americana está mais presente no nosso dia a dia do que o Espanhol. Basta você lembrar quantos filmes você assistiu no idioma inglês no último ano e quantos em Espanhol. Por mais que as pessoas estejam vendo o filme legendado, o cérebro vai acostumando a fazer a relação entre as palavras e seu significado, o que torna a compreensão mais fácil, fora que no ensino médio essa é uma das matérias cobradas na grade de ensino.

Mas independentemente do idioma, é muito importante que os estudantes gastem um bom tempo estudando principalmente a gramática dos dois idiomas, que são realmente muito cobradas nas provas do ENEM. A internet é uma ótima maneira de estudar idiomas, já que existem uma série de exercícios disponíveis. Se você não for familiarizado com o espanhol, recomendamos que escolha o inglês, pois pelo menos a base você já tem do ensino médio e pode facilitar bastante, porém vale a pena dar uma estudada nas matérias básicas de inglês que você teve durante o ensino médio para fazer a prova.

Agora que você já sabe qual idioma escolher para a prova do ENEM, aproveite e confira algumas dicas de inglês e espanhol para o Enem acessando o seguinte link: Espanhol e Inglês para o Enem.